Pergunte ao Doutor

5 mitos sobre o transtorno bipolar

5 mitos sobre o transtorno bipolar
0 11 junho 2015

O transtorno bipolar é um problema caracterizado pela alternância de humor e episódios de mania. De certa forma, é uma doença dos tempos modernos e muito comentada nos dias de hoje. Inevitavelmente, há diversos desentendimentos sobre o que é esse problema tanto para quem sofre com ele, quanto para quem não possui o problema. Abaixo listamos cinco mitos sobre o transtorno bipolar:

Mito #1: O transtorno bipolar é uma condição rara.

Não bem é assim. De acordo com estatísticas e pesquisas do Instituto Nacional de Saúde Mental o transtorno bipolar afeta cerca de 5,7 milhões de adultos somente nos Estados Unidos. No Brasil, esse número é de 2.5 milhões de pessoas.

As estimativas para crianças e adolescentes variam muito, em parte porque há um debate sobre os critérios para o diagnóstico, mas pesquisas estimam que pelo menos 750 mil crianças e adolescentes americanos podem sofrer de transtorno bipolar, embora muitos não sejam diagnosticados. 

Mito #2: O transtorno bipolar é apenas outro nome para mudanças de humor.

As mudanças de humor associados com o transtorno bipolar são muito diferentes daquelas que são comuns em pessoas sem a condição. As mudanças de humor em pessoas com o transtorno bipolar são mais graves e mais abruptas e acentuadas. Talvez o aspecto mais importante seja a forma como as crises atrapalham a rotina. 

Transtorno Bipolar - Tratamento em Curitiba - Medicina Psicossomática

Mito #3: As pessoas com transtorno bipolar mudam entre depressão e mania frequentemente.

Essa mudança de estados de humor é característica do transtorno bipolar, mas isso não significa que a mudança entre euforia e depressão seja constante. Há pessoas que esse estado muda com uma frequência diferente das outras, mas isso não é o padrão.

Para a maior parte, o que é típico é ter um estado de humor anormal. Essa anormalidade é caracterizada como algo intensa ou inesperado em relação a uma situação, como a rir em vez de chorar quando algo ruim acontece. 

Mito #4: Quando estão na fase maníaca, as pessoas com transtorno bipolar estão felizes.

Verdade para alguns, mas não para outros. Uma pessoa com transtorno bipolar pode entrar na fase maníaca feliz, mas não permanecer desse jeito. A marca da mania é um estado de espírito eufórico ou elevada. Um número significativo de pessoas acabam ficando nervosas e irritadas a medida em que a mania progride.

Transtorno Bipolar: tratamento - Clínica Médica CMP Curitiba

Muitas pessoas se assustam quando doentes entram no estado de mania, pois é quando perde-se o controle de suas ações e pensamentos, podendo até mesmo afetar o sono.

Mito #5: Além de tomar a medicação e fazer terapia, uma pessoa com transtorno bipolar tem poucas opções para controlar a condição.

Não é verdade. Medicação e terapia são importantes, mas ficar atento ao estilo de vida pode ajudar. Fazer exercícios aeróbicos, manter um horário regular para dormir, comer de forma saudável e prestar atenção aos sinais de alerta para a depressão ou a mania ajudam a administrar o transtorno bipolar.

 

Agende uma consulta na Clínica CMP – 41 3022-4242

Gostou da postagem? Compartilhe!

Compartilhe

Comentários