Pergunte ao Doutor

Queimadura de sol e o risco do Melanoma

Queimadura de sol e o risco do Melanoma
0 27 abril 2015

O risco do surgimento do melanoma, a forma mais letal de câncer de pele, pode estar intimamente ligado à exposição ao sol na juventude, o que sugere um novo estudo.

A nova pesquisa descobriu que as mulheres que tiveram pelo menos cinco queimaduras durante a sua adolescência apresentaram uma maior probabilidade de desenvolver qualquer uma das três formas principais de câncer de pele (melanoma, carcinoma espinocelular e carcinoma basocelular). O risco foi particularmente elevado para o melanoma, que mata quase mil pessoas por ano no Brasil.

As mulheres que foram constantemente expostas a grandes quantidades de radiação ultravioleta enquanto adultas não tiveram aumento no risco de melanoma. Mas elas apresentaram mais do que o dobro do risco de apresentar os dois outros tipos de carcinoma, duas formas comuns, mas menos letais de câncer de pele.

Melanoma: riscos e o câncer de pele - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP Curitiba

Os resultados foram baseados em uma análise de 109 mil mulheres caucasianas que foram acompanhadas por 20 anos. Ao longo do estudo, elas forneceram detalhes sobre seu histórico médico, bem como informações sobre o uso de câmaras de bronzeamento e quaisquer queimaduras ou manchas na pele.

Os resultados sugerem que os pais devem ficar atentos sobre como proteger suas crianças de queimaduras e exposição excessiva ao sol. Apesar de o estudo ser específico sobre crianças e adolescentes, é importante que todos tenham cuidado com a radiação solar. Pessoas de qualquer idade possuem chances de desenvolver câncer de pele quando expostas ao sol sem proteção.

 

Gostou da postagem? Compartilhe!

Agende uma consulta com Dermatologista em Curitiba – (41) 3022-4242

Compartilhe
Publicado por Dermatologia | Tags:

Comentários