Pergunte ao Doutor

Você sabe quais os perigos e riscos da tatuagem?

Você sabe quais os perigos e riscos da tatuagem?
0 18 junho 2015

A tatuagem é um tipo de arte corporal muito disseminada em nossa cultura. Sua popularidade se deve a vários fatores. Pode ser tanto pela influência de pessoas famosas como a facilidade de encontrar um estúdio que oferece o serviço.

Porém, é preciso tomar cuidado quando tomar a decisão de se tatuar. Fazer uma tatuagem pode colocá-lo em risco para problemas de pele a longo prazo, segundo estudos.

A elevada taxa de complicações relacionadas à tatuagem deixa a comunidade médica –especialmente os dermatologistas – alarmados. Dada a crescente popularidade das tatuagens, médicos, funcionários da saúde pública e os consumidores precisam estar cientes dos riscos envolvidos.

Para traçar a periculosidade dos riscos da tatuagem, o departamento de dermatologia do NYU Langone Medical Center, nos Estados Unidos, analisou cerca de 300 adultos residentes em Nova York com idades entre 18 e 69 que possuíam alguma tatuagem. A maioria deles não tinha mais de cinco tatuagens, e o braço era o local da tatuagem mais popular (67 por cento).

Remoção de Tatuagem Curitiba - Perigos da tatuagem no corpo - Clínica CMP

Até 6% dos participantes do estudo relataram ter apresentado alguma forma de inflamação relacionadas com a tatuagem: infecção, coceira intensa ou inchaço que, por vezes, durou mais de quatro meses. Em alguns casos, os problemas persistiram durante anos, de acordo com os investigadores.

Alguns problemas de pele relacionados com a tatuagem podem ser tratados com medicamentos anti-inflamatórios, esteroides, mas outros podem exigir cirurgia a laser. Esses problemas acontecer por conta dos produtos químicos utilizados na tinta de tatuagem, que por vezes não são padronizados ou devidamente regulamentados.

Remoção de Tatuagem Curitiba - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP

Ainda não se sabe se as reações observadas acontecem devido aos produtos químicos na própria tinta, a outros produtos químicos adicionados a ela (tais como conservantes ou branqueadores) ou o efeito desses produtos químicos com o passar do tempo.

A falta de um banco de dados nacional ou a exigência de prestação de informações sobre os químicos usados nas tintas também dificulta o monitoramento confiável, comentam os autores da pesquisa.

Nos Estados Unidos, cerca de um em cada cinco adultos americanos tem pelo menos uma tatuagem. Para evitar futuras complicações com as tatuagens (que podem causar deformação dependendo da gravidade do problema), pesquise a respeito do estúdio e dos produtos utilizados e se informe com o seu dermatologista para eliminar qualquer suspeita de reação alérgica.

Lembre-se que há uma certa probabilidade de que você se arrependa de sua tatuagem após algum tempo. Mas o que antes era um procedimento doloroso e permanente, atualmente se tornou mais fácil graças a remoção de tatuagem a laser, que foca na eliminação do pigmento da tatuagem sem danificar a pele.

Gostou da postagem? Compartilhe!

Agende uma consulta com Dermatologista em Curitiba – (41) 3022-4242

Compartilhe
Publicado por Dermatologia | Tags:

Comentários