Você sabe quando é a hora de procurar uma dentista?

0 28 maio 2015

Nossa saúde começa pela boca e está longe de ser uma questão apenas estética. O organismo humano funciona em conjunto, desta forma tudo tem que funcionar bem para termos seu pleno funcionamento.

Apesar de concebermos o trabalho de uma dentista como apenas o tratamento dos dentes, sua atuação, na verdade, vai muito além disso e está diretamente ligada ao bom funcionamento e a detecção de problemas de saúde que a boca e as mucosas possam indicar.

Além disso, alguns problemas dentários podem atingir outros órgãos do corpo e levar a situações mais graves. Além dos típicos problemas dessa região (cáries, por exemplo), existem as chamadas doenças sistêmicas, que afetam mais de uma região do organismo. A endocardite bacteriana é uma infecção das válvulas cardíacas, e as bactérias envolvidas nessa infecção são provenientes de infecções orais não tratadas.

Sendo assim, a importância de uma profissional de odontologia de qualidade é ainda maior. Muitas pessoas se questionam sobre a periodicidade em que devemos visitar o consultório da dentista. Assim como em se tratando da área da saúde, a prevenção é o primeiro e mais importante passo: consultas regulares são imprescindíveis para se evitar doenças e, além disso, diagnosticar problemas ainda no início.

Dentista Curitiba: quando procurar um profissional - Clínica CMP

Considere consultas a cada seis meses. Em se tratando de cáries, bem como outros problemas bucais, é importante que eles sejam diagnosticados e tratados com a maior antecedência possível. Afinal, uma cárie em estágio avançado pode exigir procedimentos mais complexos para sua total remoção.

Outra questão importante neste sentido é a qualidade do profissional a consultar. É importante a busca por um profissional de confiança, com registro ativo no órgão do conselho de classe e com boas referências. Vale pedir indicações a pessoas próximas para minimizar o risco de se contratar um profissional de conduta e qualidade duvidosas.

Fazendo a sua parte

O profissional de odontologia sempre será o mais indicado para cuidar dos problemas relativos aos seus dentes, porém, você tem um grande papel na saúde bucal. Escovar os dentes após as refeições e fazer uso regular do fio dental são fundamentais para evitar o surgimento de futuros problemas. A forma da escovação também é importante: deve abranger todos os dentes, de forma cuidadosa e sem a utilização de força.

Com esses cuidados mais a atenção de um profissional de qualidade, você garante um sorriso bonito e saudável assim como ganha em qualidade de vida e bem-estar.

Gostou da postagem? Compartilhe!

Agende uma consulta na Clínica CMP – 41 3022-4242

Publicado por Odontologia | Tags: