Pergunte ao Doutor

Abdominoplastia

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento que trata da região do abdômen, removendo o excesso de gordura e pele, tonificando os músculos da parede abdominal. Ele também pode remover algumas estrias no abdômen inferior. A maioria das pacientes relatam melhora da autoestima como resultado deste procedimento.

Quando a considerar uma Abdominoplastia?

  • Se você tem flacidez, estrias ou o excesso de pele em seu abdômen que não melhoram com dieta ou exercício.
  • Se a forma de seu abdômen for afetada pela gravidez ou perda de peso maciça.
  • Se você sentir que seu abdômen protuberante é pouco atraente.

Considerações

Prós

  • A abdominoplastia irá restaurar a barriga.
  • Você vai parecer melhor nas suas roupas.
  • Você terá uma aparência corporal mais jovem.

Contras

  • Você terá uma cicatriz (localizada na área do biquíni).
  • Se você engravidar, isso pode influenciar os resultados da cirurgia, por isso é melhor esperar até que tenha terminado de ter filhos antes de se submeter a este procedimento.
  • O ganho de peso após a abdominoplastia pode afetar negativamente os resultados da cirurgia.

Eu sou uma boa candidata para a abdominoplastia?

A seguir estão algumas razões comuns para você querer considerar uma abdominoplastia:

Abdominoplastia - Cirurgia Plástica Curitiba - Por que fazer?

  • O envelhecimento, hereditariedade, gravidez ou flutuações do peso deixaram você com pele extra em seu abdômen, fraqueza muscular abdominal, ou ambos.
  • Você não fuma. Fumar diminui o processo de cicatrização e aumenta o risco de complicações graves durante e após a cirurgia. Se você fuma, você deve parar pelo menos seis semanas antes da cirurgia.
  • Seu peso é estável. Pessoas que atingiram o peso ideal, mas que possuem excesso de gordura e pele solta na barriga são as melhores candidatas.

Sobre o procedimento

Como é realizada a abdominoplastia?

Nesse procedimento cirúrgico, o cirurgião irá remover a pele abdominal solta e apertar os músculos abdominais com suturas.  Numa abdominoplastia completa, o cirurgião irá inserir um ou mais drenos para evitar a acumulação de fluido, o que pode causar uma pressão sobre a incisão. O objetivo de seu cirurgião plástico é ajudar você a alcançar os melhores resultados e tornar a sua experiência cirúrgica o mais fácil e mais confortável possível.

Abdominoplastia em Curitiba - Como é o procedimento da cirurgia plástica - Clínica CMP

A abdominoplastia remove a pele abdominal solta e aperta os músculos abdominais.

Quais são as minhas opções?

Uma consulta com seu cirurgião plástico irá determinar a melhor abordagem da cirurgia para você. Aqui estão algumas abordagens diferentes:

Abdominoplastia completa

Além da incisão em toda a parte inferior do abdome, uma abdominoplastia tradicional envolve uma incisão ao redor do umbigo. O excesso de pele é removido, os músculos são apertados e uma lipoaspiração pode ser necessária para contornar o abdômen. Esta cirurgia remove a pele acima do umbigo até a região pubiana, que pode ter sido comprometida por gestações, frouxidão genética ou obesidade.

Mini Abdominoplastia

Uma única incisão é feita na região pubiana, que será colocada o mais baixo possível e pode variar de alguns centímetros a toda a extensão do abdômen. Através desta incisão, o cirurgião remove o excesso de pele, aperta os músculos soltos e, possivelmente, usa a lipoaspiração para refinar ainda mais a área. O candidato ideal para o procedimento possui flacidez e certo volume abaixo do umbigo. A mini abdominoplastia é recomendada para aqueles que sempre estiveram em boa forma, mas não conseguem atingir seus objetivos unicamente com dieta e exercício.

Como ficam as cicatrizes?

A incisão de uma abdominoplastia pode ser um corte em forma de “V”’ ou “U”, de modo que a cicatriz pode ser escondida pelo biquíni. O seu cirurgião irá determinar a forma e a extensão da incisão com base em suas preferências e da quantidade de correção que você precisa. Você também pode ter uma incisão ao redor do umbigo.

Preparando-se para o procedimento

Como devo me preparar para um procedimento de abdominoplastia?

O seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias completas, responder a quaisquer perguntas que você possa ter e realizar um exame físico para determinar a sua aptidão para a cirurgia.

Abdominoplastia em Curitiba - Cirurgião Plástico - Clínica CMP

Tire todas as suas dúvidas com o cirurgião plástico antes de realizar o procedimento.

Antes do procedimento, ele irá pedir para você:

  • Parar de fumar antes de se submeter à cirurgia para melhor promover a cicatrização.
  • Evitar tomar aspirina e certos medicamentos anti-inflamatórios que podem causar aumento de sangramento.
  • Independentemente do tipo de operação a ser realizada, a hidratação é muito importante antes e depois da cirurgia para recuperação segura.
  • Se mudanças em seus hábitos forem recomendadas, faça tudo que puder para atender às sugestões.

O que posso esperar no dia da cirurgia?

O seu cirurgião irá estimará quanto tempo irá durar a sua cirurgia com base na abordagem.

  • Você receberá medicamentos para mantê-la confortável durante o procedimento cirúrgico.
  • Para sua segurança durante a cirurgia, vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
  • Os curativos cirúrgicos utilizados dependerão dos procedimentos que se submetem. Drenos cirúrgicos também podem ser colocados.

Cuidados posteriores e recuperação

O seu médico irá discutir quanto tempo levará até que você possa retornar ao seu nível normal de atividade e trabalho após a abdominoplastia. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre o seu tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre:

  • Drenos, se eles forem colocados
  • Os sintomas normais que você vai experimentar
  • Quaisquer sinais de complicações

Imediatamente após a sua Abdominoplastia

 

Abdominoplastia: tempo de recuperação da cirurgia plástica - Clínica CMP Curitiba

O tempo de recuperação da abdominoplastia varia muito entre os pacientes.

  • À medida que o efeito da anestesia passar, você pode se sentir um pouco desorientada. Esse efeito deve passar dentro de algumas horas, embora alguns tipos de medicamentos para a dor possam causar esses sintomas.
  • Se você voltar para casa no mesmo dia, você vai precisar de alguém para conduzi-la. Dependendo da extensão do procedimento, você pode ser obrigado a passar uma ou duas noites no hospital se recuperando de cirurgia.
  • Imediatamente após a abdominoplastia, espere que o seu abdômen fique dolorido. Qualquer dor que você sentir pode ser controlada com medicamentos.
  • A maioria dos pacientes precisam de vários dias de repouso na cama, mesmo que voltem para casa no mesmo dia que sua cirurgia.
  • O local da incisão será coberto com um curativo para manter a área limpa e protegida. Você também vai usar uma ampla malha de compressão elástica para reduzir o inchaço e dar suporte para a pele.
  • Dependendo da extensão de sua abdominoplastia, você pode ter tubos em sua incisão para drenar fluidos.
  • O cirurgião irá fornecer instruções detalhadas para gerenciar seus drenos, mudando suas ataduras, e tomar banho durante a recuperação.
  • Efeitos colaterais comuns experimentados por pacientes incluem vermelhidão, hematomas e inchaço. Estes efeitos geralmente desaparecem em uma a três semanas.

Tempo de recuperação depois de uma abdominoplastia

A recuperação de um procedimento de abdominoplastia ocorre ao longo de um período de seis meses ou mais. Nos primeiros dias, controlar a dor e evitar complicações é a sua prioridade. A primeira semana será a pior, e você ainda vai se sentir como se você estivesse se recuperando por cerca de duas a três semanas. Depois de vários meses, você pode começar a perceber o resultado estético da sua cirurgia. É importante lembrar que o tempo que leva para se recuperar varia muito.

  • Nos primeiros dias após a cirurgia, você deve descansar tranquilamente.
  • Siga as instruções do seu cirurgião cuidadosamente. Os dois primeiros dias são os mais desconfortáveis, mas esse desconforto normalmente diminui.
  • Ligue para o seu cirurgião imediatamente se notar algum aumento no inchaço, dor, vermelhidão, ou sangramento na área operada.
  • Você deve consegui se levantar e andar no dia seguinte à cirurgia, embora lentamente. É importante caminhar para diminuir o inchaço e prevenir coágulos sanguíneos nas pernas. No entanto, evite atividades extenuantes por quatro a seis semanas.
  • O período de recuperação é tipicamente mais longo para pacientes submetidos a uma abdominoplastia tradicional, ao invés da mini abdominoplastia, e para aqueles que combinaram a abdominoplastia com outros procedimentos cirúrgicos.

Quanto tempo durarão resultados?

Abdominoplastia: resultados da cirurgia plástica - Clínica CMP
Se você não voltar a engravidar ou ganhar peso, os seus resultados devem ser permanentes, apesar da cirurgia plástica não impedir os efeitos do envelhecimento. Por esta razão, é melhor esperar até depois que você tenha decidido não ter mais filhos para se submeter a uma abdominoplastia. Se você está planejando perder peso, faça-o antes da cirurgia.

 

 

Agende uma consulta de Abdominoplastia em Curitiba: (41) 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

[fbcomments url=”http://clinicacmp.com.br/” width=”870″ count=”off” num=”10″]
Tratamentos Relacionados