Crioterapia

Crioterapia é um grupo de procedimentos e técnicas, onde são utilizadas baixas temperaturas em regiões do corpo para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele. A eficácia do tratamento consiste na destruição de tecidos lesionados e também na diminuição do metabolismo das células da região afetada.

Sobre o procedimento de Crioterapia

Para se reduzir a temperatura da pele, o meio mais utilizado na dermatologia é o nitrogênio líquido, que pode reduzir a temperatura da pele a 196 graus Celsius negativos através de um spray. O procedimento pode causar certa dor, variável de pessoa para pessoa, então pode ser necessária a utilização de anestesia. A duração varia de acordo com a profundidade e tamanho da lesão: lesões mais profundas exigem um tempo maior de resfriamento.

Crioterapia: por que fazer - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP

A duração da crioterapia varia de acordo com a profundidade e tamanho da lesão do paciente.

Quando considerar o tratamento

As indicações para crioterapia incluem:

• Lesões de pele, tanto benignas quanto malignas;
  • Alguns tipos de câncer de pele;
  • Vitiligo
  • Alopecia areata;
  • Formação de verrugas;
  • Lesões de acne inflamatória
  • Queloides;
  • Ceratites seborreicas.

Prós:

• Procedimento não invasivo, de rápida duração.
  • Volta rápida às atividades normais.
  • Alta eficácia

Contras

• Contra indicado para grávidas.
  • Não pode ser utilizada por portadores de doenças desencadeadas pelas baixas temperaturas.

Como se preparar para a Crioterapia

Antes do procedimento, a pele deve estar íntegra, sem infecções bacterianas. Locais inflamados e infectados podem pigmentar e escurecer. Informe ao dermatologista o uso de quaisquer substâncias ou medicamentos utilizados.

Câncer de Pele: Crioterapia - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP

Cuidados após o procedimento

É importante o acompanhamento médico para avaliação da evolução do tratamento. Outros cuidados incluem a higiene da região afetada, aplicação de pomadas cicatrizantes, uso de antibióticos (a critério do médico, dependendo do local afetado e tamanho da lesão) e proteção solar em todos os casos. Bolhas ou crostas costumam surgir no local após o tratamento, com período de cicatrização de 1 a 4 semanas.

Quanto tempo durarão os resultados da Crioterapia

A melhora das lesões depende do tipo, gravidade e tamanho destas. Depende também dos cuidados orientados pelo dermatologista.

Agende uma consulta com Dermatologista em Curitiba: 41 3022-4242