Pergunte ao Doutor

Subcisão

Subcisão

Subcisão é a técnica cirúrgica utilizada para a correção de deformidades de relevo da pele. Seu nome vem do inglês subcision, acrônimo de Subcutaneous Incisionless Surgery (Cirurgia Subcutânea Com Pequenas Incisões, em português). 

Sobre o procedimento de Subcisão

A técnica é realizada em consultórios e pode ser feita tanto por dermatologistas como cirurgiões plásticos. Consiste na ruptura dos septos fibrosos subcutâneos, que são divisões fibrosas entre os compartimentos de gordura. Estes septos puxam a pele para baixo, formando depressões.

A ruptura é feita utilizando-se uma agulha bisturizada sob a pele. A agulha é introduzida partir de pequenas incisões e manipulada para a destruição dos septos. É utilizada anestesia quando necessária, dependendo do tamanho e local da área a ser tratada. Há também a secção de vasos sanguíneos, com consequente formação de hematomas. Esses hematomas estimulam a formação de novo tecido, que preenche o local tratado e redistribui a gordura. 

Quando considerar o tratamento

 Algumas indicações da subcisão:

  • Celulite
  • Rugas e sulcos
  • Cicatrizes, incluindo as de acnes
  • Áreas doadoras de gordura para enxerto
  • Alterações de relevo pós lipoaspiração, traumas ou doenças inflamatórias subcutâneas.

Subcisão: por que fazer tratamento - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP

Prós:

  • Procedimento simples: pode ser feito em consultório.
  • Não agressivo, menor período de recuperação.

Contras:

  • Necessidade de anestesia em alguns casos
  • Não é indicada para todos os graus de celulite
  • Não indicada para gestantes 

Como se preparar

O procedimento exige avaliação clínica e exames prévios para detecção de condições que possam comprometer a intervenção, tais como distúrbios de coagulação. Nesta avaliação, é importante informar ao médico o uso de quaisquer substâncias, medicamentos ou suplementos. A região a ser tratada deve estar íntegra, sem lesões. No mais, não são necessários cuidados específicos. 

Cuidados após o procedimento

Os cuidados pós-operatórios incluem: dispensa de atividade física e proteção da região operada contra o sol (utilização de filtro solar). Pode ser necessário o uso de cintas e meias compressivas. A volta ao trabalho ocorre em sete dias e os hematomas costumam desaparecer entre 15 a 20 dias normalmente.

Quanto tempo durarão os resultados

Subcisão em Curitiba - Tratamento para Celulite - Clínica CMP Curitiba
Para o sucesso do tratamento, é importante seguir as recomendações médicas e o intervalo entre consultas de acompanhamento. É importante, também, um trabalho interdisciplinar para a manutenção do tratamento: envolve uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, após o período de recuperação.

 

Agende uma consulta com Dermatologista em Curitiba: 41 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Tratamentos Relacionados