Pergunte ao Doutor

Tratamento de Estrias

Tratamento de Estrias

As estrias são alterações cutâneas muito comuns. A pele do local afetado por elas geralmente apresenta história prévia de tração contínua e progressiva por longo período, levando a degeneração localizada das fibras colágenas e elásticas da derme (segunda camada da pele) e atrofia da epiderme (primeira camada da pele). Essas alterações geralmente surgem em pessoas com predisposição genética ou quando a pele passa por um processo de estiramento muito rápido.

Antes, é preciso conhecer o problema para saber tratá-lo. Existem três tipos de estrias: as vermelhas ou arroxeadas; as brancas superficiais e estreitas; e as brancas profundas e largas.

Tratamento de Estrias em Curitiba - Clínica CMP

As estrias vermelhas ou arroxeadas são as mais fáceis de tratar, pois são recentes. A cor avermelhada indica que há sangue circulando no local, mas com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem esbranquiçadas. Quando a estria se aprofunda e alarga, no entanto, o tratamento exige métodos mais invasivos para estimular o preenchimento dessas linhas de dentro para fora.

Apesar de serem consideradas um desafio tanto para os pacientes quanto para os médicos, atualmente existem diversos tratamentos que podem ser utilizados na tentativa de atenuação dessas marcas indesejáveis. As estrias rubras (avermelhadas) ou arroxeadas, respondem bem ao tratamento com fontes de luz como a Luz Intensa Pulsada e o Laser Nd:YAG. Além disso, peelings de Ácido Retinoico também exercem um papel importante no tratamento e podem ser combinados às tecnologias mencionadas acima.

As estrias antigas, geralmente esbranquiçadas, são mais difíceis de tratar, mas podem apresentar boa resposta com aplicação do Laser de CO2 fracionado ou o Laser de Érbio fracionado, combinado ou não a subcisão (descolamento da pele com agulhas cortantes).

Luz Intensa Pulsada

Com a luz intensa pulsada, é possível atingir os vasos sanguíneos e gerar um aquecimento na região tratada para estimular a produção de colágeno. Dessa forma a pele se regenera dos danos que levaram ao aparecimento das estrias. 

Ácido retinoico

Uma das opções mais eficazes contra as estrias, o ácido retinoico renova a camada superficial da pele, causando um processo inflamatório que estimula a renovação da pele. 

Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento não ablativo, isso significa que não afetará as camadas externas da pele. Quem deseja tratar as estrias com radiofrequência está em busca de uma melhora de dentro pra fora. As ondas emitidas pelo aparelho promovem a contração e o aumento das fibras de colágeno.

Laser Fracionado

Assim como na radiofrequência, o tratamento feito com o laser fracionado promove melhora dos tecidos internos ao gerar um aquecimento intenso, que estimula a síntese de colágeno. Já a versão ablativa da ação do laser fracionado é indicada para tratar estrias brancas e é aplicado diretamente nas estrias.

Subcisão

Na subcisão é um procedimento cirúrgico no qual é usada uma agulha cortante para causar uma espécie de trauma. Isso estimula a pele a formar colágeno para recuperar a estria. Como esse é um procedimento cirúrgico, mesmo sendo simples, somente médicos treinados poderão executar esta técnica.

Tratamento de estrias Curitiba - Clínica CMP

A técnica mais indicada para melhorar as estrias depende muito do tipo de problema que você possui. Além disso, como algumas exigem tempo de recuperação é possível optar por procedimentos mais ou menos intensivos, dependendo de sua disponibilidade para tempo de repouso.

 

Agende uma consulta em Curitiba: 41 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Tratamentos Relacionados