Remoção de Tatuagem

Remoção de Tatuagem a Laser é um procedimento minimamente invasivo que utiliza um dispositivo a Laser para quebrar as partículas das cores do pigmento de uma tatuagem indesejada, causando o mínimo dano ao tecido ao seu redor. Os Lasers mais indicados para a remoção de tatuagens são os que possuem a tecnologia Q-switched, também chamada Quality-switched. O procedimento tem se tornado cada vez mais popular, juntamente com o aumento da prevalência de tatuagens na população ao longo das últimas décadas.

Na Clínica CMP, contamos com duas tecnologias para realizar o tratamento de remoção de tatuagens com eficácia e segurança: Laser SPECTRA XT (Nd:YAG) e Laser de Rúbi SINON. Com a combinação de tecnologias, podemos atingir praticamente todas as cores de tatuagens. O Laser SPECTRA XT é um dos dispositivos mais recentes para remoção de tatuagens, englobando altíssima potência e velocidade, com pulsos que ainda podem ser fracionados, para atingir a pele com mais suavidade, sem perder a eficácia.

Remoção de tatuagem Curitiba - Clínica CMP

Quando considerar a remoção de tatuagem

• Se você tem uma tatuagem indesejada que faz você se sentir envergonhado, constrangido, ou limita a sua capacidade de usar certas roupas porque você quer escondê-la.
  • Se você sentir que sua tatuagem já não reflete mais o seu estilo de vida ou estética pessoal.
  • Se você está descontente com as mudanças na sua tatuagem causadas pelo envelhecimento natural da sua pele.

Considerações

Prós

• Tratamento eficaz, com efeitos colaterais mínimos
  • Procedimento minimamente invasivo (sem incisões)
  • Procedimento com pouca dor e pouco ou nenhum tempo de inatividade

Contras

• Várias sessões sempre são necessárias para remover uma ou mais tatuagens, exigindo paciência e disciplina
  • Cicatrizes e alterações na cor da pele ou na textura podem ocorrer

Nunca é possível remover 100% de uma tatuagem, mesmo com as tecnologias mais avançadas da atualidade. Entretanto, quando realizado por profissionais experientes e com equipamentos de ponta, o tratamento traz resultados que costumam ser muito satisfatórios para os pacientes, com poucos ou mínimos resquícios ao final do tratamento, na maioria dos casos tratados.

Tratamento para Remoção de Tatuagem em Curitiba - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

Sobre o procedimento

Como é realizado o procedimento de remoção de tatuagem?

• Paciente e médico usarão óculos para se protegerem da luz do laser.
  • A reação da pele ao laser é testada para determinar o nível de energia mais eficaz para o tratamento.
  • A ponteira é colocada contra a superfície de sua pele, e a luz do laser ativada. O dispositivo laser produz um pulso de laser extremamente curto, que é absorvido pela tatuagem, fazendo o corante quebrar, causando muito pouco dano para o tecido circundante. Os resíduos serão removidos pelo sistema imunológico do corpo, como parte do processo de clareamento.
  • Tatuagens menores requerem menos pulsos enquanto as maiores exigem mais.
  • Várias sessões de tratamento são muitas vezes necessárias para melhores resultados. O número de tratamentos irá variar de acordo com a natureza particular da sua tatuagem. A tatuagem deve tornar-se progressivamente mais leve a cada sessão.
  • Imediatamente após o tratamento, uma bolsa de gelo pode ser aplicada para aliviar o edema da área tratada.

Quais são as minhas opções?

A Terapia com os Lasers Q-switched é atualmente o método preferido de remoção de tatuagens.  Depois de avaliar a sua tatuagem, seu dermatologista irá escolher a opção de Laser que é mais adequada para sua situação particular.

Variáveis ​​que influenciam a remoção de tatuagem a laser

Tratamento de Remoção de Tatuagem Curitiba - Cirurgia Plástica - Clínica CMP

Existem variáveis que influenciam no tratamento de remoção de tatuagem.

• Cor da pele e da tatuagem
  • Tipo de tatuagem, características dos traços e o tempo desde que a tatuagem foi realizada
  • Composição da tinta utilizada na tatuagem
  • Quantidade e profundidade de tinta
  • A cor da luz emitida pelo Laser, frequência, duração de pulso, tamanho do ponto, e fluência dos disparos.
  • Resfriamento e tempo de tratamento

A excisão cirúrgica é mais invasiva, mas pode ser um método de remoção bom para tatuagens menores. Esta técnica é mais precisa do que o laser, mas haverá alguma cicatriz e um risco mais elevado de complicações.

Quais são os tipos de lasers utilizados para remoção de tatuagem?

Seu dermatologista pode usar um ou uma combinação dos seguintes dispositivos, dependendo do seu tipo de pele, a cor de sua tatuagem, a idade e o tipo de sua tatuagem; o tamanho e a localização da área a ser tratada, e o momento do tratamento:

• Q-switched laser de ruby
  • Q-switched Nd: YAG
  • Laser de Alexandrita Q-switched

Preparando para o seu procedimento

Como devo me preparar para o procedimento?

O seu dermatologista irá fornecer-lhe instruções de pré-tratamento e responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Como se preparar para o procedimento de Remoção de Tatuagem - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

Siga as instruções do seu médico antes de realizar a remoção de tatuagem.

Orientações antes do procedimento:

• Usar protetor solar e evitar o sol
  • Evite depilação ou esfoliação da região a ser tratada
  • Evitar se bronzear várias semanas antes de seu procedimento
  • Parar de fumar pelo menos três semanas antes do tratamento para uma melhor cicatrização
  • Evitar certos medicamentos anti-inflamatórios e alguns medicamentos à base de plantas que podem causar aumento de sangramento.
  • Independentemente do tipo de tratamento a ser realizado, a hidratação da pele é muito importante, antes e depois da sessão, para recuperação segura.

A remoção de tatuagem a laser é normalmente realizada em caráter ambulatorial e você geralmente será capaz de retornar às suas atividades normais imediatamente após o tratamento. Se necessário, peça a alguém para te levar para casa após o tratamento.

O que posso esperar no dia da remoção de tatuagem?

A remoção de tatuagem a laser é realizada em regime de ambulatório. Algumas formas de anestesia local como um creme anestésico ou a injeção de anestesia podem ser usadas antes do tratamento. A dor sentida durante o tratamento é bastante tolerável na maior parte das vezes. A maioria das sessões de remoção de tatuagem a Laser leva apenas alguns minutos para ser concluída; no entanto, pode ser necessário um período de tempo mais longo, dependendo da natureza da sua tatuagem.

Já a remoção de tatuagem através de cirurgia requer um anestésico injetável sempre antes do início do procedimento. O seu cirurgião irá extirpar a área da tatuagem e fechar a ferida com pontos.

Cuidados posteriores e recuperação

Na maioria dos casos, você poderá retornar ao trabalho e outras atividades diárias imediatamente após o seu tratamento. Você receberá instruções detalhadas sobre cuidados após o tratamento, incluindo informações sobre:

• Cuidados com a pele
  • Os sintomas normais que você vai experimentar
  • Potenciais sinais de complicação

É importante que você siga todas as instruções de cuidados do paciente fornecidas pelo seu médico. O seu dermatologista também irá fornecer instruções sobre os sintomas normais que você vai experimentar e quaisquer potenciais sinais de complicações.

Imediatamente após a remoção da tatuagem

É normal sentir um pouco de dor leve ou desconforto por até 48 horas após o tratamento. Na maioria dos casos, a dor pode ser aliviada através de uma compressa de gelo na área afetada. Você pode observar uma coloração branca ligeiramente elevada e possível pontos de sangramento na área de tratamento imediatamente após o procedimento. Também pode ocorrer edema mínimo e eritema da pele adjacente. Estes sintomas geralmente desaparecem dentro de 24 horas. Posteriormente, uma crosta se formará ao longo de toda a tatuagem, mas ela irá cair depois de cerca de duas semanas.

Se sentir extrema ou de longa duração dor ou vermelhidão e inchaço após o tratamento, entre em contato com seu cirurgião para saber se estes sintomas são normais ou um sinal de um problema.

Entre duas e oito semanas

Você vai notar a sua tatuagem clareando gradualmente durante o período de cicatrização até oito semanas após o procedimento. É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.

Quanto tempo durarão os resultados?

A Remoção de tatuagem a laser é permanente, mas pode levar de 4 a 15 sessões, ou mais, para obter resultados satisfatórios.

Agende uma consulta de Remoção de Tatuagem em Curitiba: (41) 3022-4242