Pergunte ao Doutor

Tratamento do Melasma

Tratamento do Melasma

 

O melasma é um distúrbio da pigmentação da pele causado por uma alteração na função dos melanócitos. Melanócitos são células originadas do tecido nervoso na vida embrionária e responsáveis pela produção do pigmento cutâneo (melanina). No melasma, essas células podem se tornar muito reativas, devido à fatores genéticos, ambientais e hormonais. Ainda não se sabe exatamente a causa do melasma, mas acredita-se que seja originado de uma reação inflamatória com a participação dos fatores acima, que leva aum desequilíbrio dos melanócitos.

O melasma é caraterizado por manchas acastanhadas crônicas e de difícil tratamento, que ocorrem principalmente na face.

O melhor tratamento ainda é a prevenção. É imprescindível o uso diário do filtro solar. O protetor deve ser preferencialmente físico, pois o filtro físico reflete a luz ultravioleta (luz solar) e a luz visível (computador, luz artificial e natural dos ambientes, etc.).

Melasma Gui

 

Tratamento do Melasma

Os tratamentos têm como objetivo prevenir o surgimento de novas manchas e clarear ao máximo as já formadas. O objetivo é tentar manter as manchas claras o maior tempo possível. Os cremes clareadores domiciliares não devem irritar excessivamente a pele e devem ser prescritos por um dermatologista.

Além disso, existem alguns procedimentos médicos para tentar obter clareamento mais significativo nos quadros resistentes, como a aplicação de alguns tipos de Laser.

Dentre os Lasers que geram resultados interessantes no tratamento do melasma, o Laser Nd:YAG Q-switched é considerado o padrão-ouro. Este Laser atua dentro das células que contêm melanina, sem agredir e levar à morte dessas células. Com isso, o efeito rebote (piora do quadro após um período de melhora inicial) é evitado. Logo, é considerado um Laser muito seguro e eficaz no tratamento do melasma.

O SPECTRA XT é um novo Laser com a tecnologia Nd:YAG Q-switched, que combina pulsos com energia elevada e extremamente rápidos. Os pulsos ainda podem ser fracionados, para que sejam eficazes e ao mesmo tempo atinjam suavemente a pele tratada, aumentando a segurança.

O Laser SPECTRA XT proporciona resultados interessantes na maior parte dos pacientes com melasma resistente aos tratamentos convencionais. Geralmente, são necessárias de 8 a 15 sessões de tratamento, com intervalos de 7 a 14 dias.

O melasma tem tratamento, entretanto, não existem opções milagrosas que clareiem as manchas rapidamente. É essencial que os pacientes entendam mais sobre esse distúrbio da pele, o qual necessita de paciência e disciplina no tratamento.

Somente o seu dermatologista pode indicar qual é o melhor método de tratamento para o seu caso.

 

MelasmaCreme Gui

Agende uma consulta em Curitiba: (41) 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Tratamentos Relacionados