A mamoplastia de aumento é a cirurgia que aumenta ou restaura o tamanho da mama usando próteses de silicone, salinos ou, em alguns casos, transferindo a própria gordura do paciente. Esse é um dos procedimentos estéticos mais realizados e que possui um longo histórico em satisfazer as mulheres que desejam melhorar, recuperar ou restaurar o equilíbrio de sua silhueta.
Quando a considerar a Mamoplastia de Aumento?
- Se você quiser uma silhueta proporcional ou mais atraente.
- Se você quiser que suas roupas se encaixem melhor.
- Quando a gravidez, perda de peso ou envelhecimento afeta o tamanho ou forma dos seus seios.
- Para restaurar a simetria quando um de seus seios é menor do que o outro.
Considerações
Prós
- A mamoplastia de aumento é uma solução de longo prazo para atingir a forma ideal das mamas.
- Você vai se sentir melhor usando roupas e biquíni.
- Aumentar os seios rejuvenesce sua figura.
Contras
- As próteses de silicone necessitam de monitoramento.
- Os Implantes precisam ser substituídos.
- Como em toda a cirurgia, riscos normais estão envolvidos.
Estes são os três principais prós e contras para considerar quando se trata de mamoplastia de aumento. Se você deseja se concentrar no que é exclusivo para você, consulte o seu cirurgião plástico.
Sou uma boa candidata para o aumento dos seios?
A seguir estão algumas razões comuns sobre o porquê de considerar o aumento dos seios:
- Você acredita que seus seios são muito pequenos para o seu corpo.
- Você se sente constrangida vestindo um maiô, roupas apertadas ou blusas decotadas.
- Roupas que se encaixam em seus quadris ficam folgadas no busto.
- Seus seios perderam a firmeza e tamanho depois de ter tido filhos.
- Seus seios tornaram-se menores devido à perda de peso.
- Um de seus seios é visivelmente menor do que o outro.
Sobre o procedimento
Como é realizada a mamoplastia de aumento?
No aumento da mama por implantes, o cirurgião faz uma incisão, levanta o tecido mamário, cria uma bolsa na região do tórax e insere o implante.
Uma opção para a prótese mamária é a transferência de gordura autóloga, processo no qual o cirurgião remove a gordura do paciente através de lipoaspiração de regiões com abundância de gordura (como o abdômen ou coxas). Após processar o material, ele é injetado.
Onde os meus implantes mamários serão colocados?
Múltiplos fatores, incluindo sua anatomia e as recomendações do seu cirurgião, vão determinar como sua prótese de silicone será inserida e posicionada. O implante é colocado em uma bolsa que pode estar:
- Debaixo do músculo peitoral, o qual está localizado entre o tecido da mama e a caixa torácica.
- Debaixo do tecido da mama e no início do músculo peitoral.
A colocação do implante sob o músculo peitoral pode interferir menos na mamografia e amamentação. Não se preocupe, seu cirurgião plástico irá discutir isso com você.
Quais são as minhas opções?
Dependendo do seu histórico médico, a forma do corpo e os objetivos estéticos, as opções para aumentar o tamanho dos seios são diversas.
Implantes mamários de solução salina são preenchidos com água salgada estéril. Eles podem ter o tamanho pré-determinado, mas permitem modificações menores no tamanho do implante no momento da cirugia.
Implantes mamários de silicone são preenchidos com um gel macio, elástico e estão disponíveis numa variedade de formas. Todos os implantes mamários de silicone são pré-preenchidos e podem exigir uma incisão maior para a colocação do implante.
Implantes de silicone gel coesivo são feitos de moléculas reticuladas de silicone, o que os torna um pouco mais grosso e mais firme do que os implantes de silicone tradicionais. Isso lhes permite manter melhor a sua forma.
Transferência de gordura autóloga remove a gordura através de lipoaspiração de uma área de seu corpo em que há células abundantes de gordura, como coxas, abdômen e quadris. Depois de um processo de preparação e aperfeiçoamento, as células de gordura são injetadas em seu peito.
Como ficam as incisões e as cicatrizes?
Existem quatro regiões onde a incisão pode ser feita:
- Debaixo do peito.
- Perto da axila, onde o braço se encontra a área do peito.
- Em torno da borda inferior da aréola .
- No umbigo.
Preparando-se para o procedimento
Como devo me preparar para a mamoplastia de aumento?
O seu cirurgião irá fornecer todas as instruções pré-operatórias, responder a quaisquer perguntas que você possa ter e realizar um exame físico para determinar a sua aptidão para a cirurgia.
Para ajudar a detectar e rastrear qualquer alteração no seu tecido mamário, o cirurgião plástico poderá recomendar:
- Mamografia de base antes da cirurgia.
- Outra mamografia poucos meses após a cirurgia.
Antes do procedimento, o cirurgião vai pedir para você:
- Parar de fumar seis semanas antes de se submeter à cirurgia para ajudar na cicatrização.
- Evitar tomar aspirina e certas drogas anti-inflamatórias que podem aumentar o sangramento.
- Independentemente do tipo de operação a ser realizada, a hidratação é muito importante, antes e depois da cirurgia para recuperação segura.
Para o aumento com transferência de gordura autóloga, você pode ser instruída a usar um sutiã especial para expandir a pele e o tecido ao redor dos seios para prepará-los para a injeção de gordura.
A mamoplastia de aumento é normalmente realizada em caráter ambulatorial. Não se esqueça de pedir para alguém te levar para casa após a cirurgia e ficar com você, pelo menos, na primeira noite.
O que posso esperar no dia da mamoplastia de aumento?
A maioria dos procedimentos de aumento de seios leva por volta de uma a três horas.
- Para o seu conforto, os medicamentos são administrados durante o procedimento cirúrgico.
- A anestesia geral é comumente usada durante o procedimento de aumento de mama, apesar de anestesia local ou sedação intravenosa pode ser desejável em alguns casos.
- Para sua segurança durante a cirurgia, vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
- O seu cirurgião irá seguir o plano cirúrgico discutido com você antes da cirurgia.
- Após o procedimento for concluído, você será levado para uma área de recuperação, onde você continuará a receber acompanhamento de perto.
As próteses de silicone
Após a inserção e colocação das próteses de silicone, o cirurgião irá utilizar suturas para fechar as incisões cirúrgicas. Muitos cirurgiões plásticos vão envolver a região do peito com uma atadura ou sutiã de compressão cirúrgica para dar apoio e ajudar na cicatrização. Ocasionalmente, tubos de drenagem podem ser utilizados para um curto período de tempo após a cirurgia.
Transferência de gordura
Aumentar os seios através da transferência de gordura autóloga exige dois procedimentos: lipoaspiração e injeção de gordura. Usando técnicas de lipoaspiração, o cirurgião plástico irá remover as células de gordura de um local pré-determinado com uma cânula, processará o material e, em seguida, injetará em seus seios. As incisões da lipoaspiração serão fechadas com suturas, e você vai usar roupas de compressão sobre as áreas de lipoaspiração e seus seios.
Você pode ter permissão para ir para casa depois de um curto período de observação, a menos que você e seu cirurgião plástico tenham organizado outros planos para a sua recuperação.
O seu cirurgião irá discutir quanto tempo levará até você poder retornar ao seu nível normal de atividade e trabalho. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre o seu tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre:
- Drenos, se eles foram colocados.
- Os sintomas normais que você vai experimentar.
- Potenciais sinais de complicação.
Imediatamente após a cirurgia de aumento de mama
A mamoplastia de aumento estende o tecido mamário e isso pode ser doloroso, especialmente quando os implantes foram colocados sob o músculo peitoral. Normalmente, a maior dor é sentida nas primeiras 48 horas após a cirurgia. Mas ela diminui gradativamente a cada dia e pode ser eficazmente tratada com vários medicamentos.
Seus seios podem ficar sensíveis ao toque e sua pele pode ficar quente ou irritada. Você pode ter dificuldade em levantar os braços. Alguma descoloração e inchaço podem ocorrer inicialmente, mas isso vai desaparecer rapidamente. Grande parte do inchaço residual irá resolver dentro de um mês.
Quando o efeito da anestesia passar, é normal que você sinta dor. Se ela for extrema ou de longa duração, entre em contato com seu médico. Você também terá alguma vermelhidão e inchaço após a cirurgia. Contate o seu médico para saber se a dor, vermelhidão e inchaço é normal, ou um sinal de um problema.
Tempo de recuperação após o aumento dos seios
É extremamente importante que você siga todas as instruções de cuidados fornecidas pelo seu cirurgião. Isto incluirá informações sobre roupas de compressão, o cuidado com os drenos, tomar medicação prescrita e o nível e tipo de atividade que é seguro fazer sem comprometer a cicatrização. O cirurgião também irá fornecer instruções detalhadas sobre os sintomas normais que você vai experimentar e quaisquer potenciais sinais de complicações.
É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.
A primeira semana
- Entre dois a cinco dias você pode sentir rigidez e dor na região torácica.
- Quaisquer curativos cirúrgicos serão removidos dentro de alguns dias. Você pode ser instruída a usar um sutiã de apoio.
- Você poderá tomar banho entre um e sete dias após a cirurgia.
- Se você tiver suturas externas, eles serão removidos em cerca de uma semana. Se o seu cirurgião usou cola de tecido ou fita, ele vai cair sozinha em uma ou duas semanas.
- Você pode ser capaz de retornar ao trabalho dentro de poucos dias a uma semana, dependendo da natureza do seu trabalho.
- Você deve abster-se de levantar, puxar ou empurrar qualquer coisa que provoque dor e limitar atividades extenuantes ou torcer a parte superior do corpo para evitar desconforto.
Dois a seis semanas
Você deve minimizar atividades físicas pelo menos durante o primeiro par de semanas após a mamoplastia de aumento. Depois disso, tome cuidado para ser extremamente gentil com seus seios durante, pelo menos, o próximo mês. O contato íntimo dependerá do seu conforto.
A longo prazo
O seu cirurgião irá encorajá-la a agendar mamografias de rotina na frequência recomendada para a sua faixa etária. Após o aumento do seio, você deve continuar a realizar o autoexame da mama.
Quanto tempo durarão os resultados?
Em circunstâncias normais, os resultados da mamoplastia de aumento serão de longa duração; no entanto, é importante saber que as próteses de silicone têm de ser substituídos se vazarem. O acompanhamento de rotina com seu cirurgião é importante.
Já a cirurgia de transferência de gordura tem expectativas diferentes, incluindo a perda de algum volume ao longo do tempo.
Seus seios podem mudar em função de:
- Parto.
- Envelhecimento.
- Ganho ou perda de peso.
- Fatores hormonais.
- A gravidade.
Depois de alguns anos, se você ficar menos satisfeita com a aparência dos seus seios, você pode escolher se submeter a uma revisão mamária para trocar seus implantes, ou optar pelo lifting mamário para restaurar a aparência jovem e contorno.