Um Lifting Facial (Facelift) remove o excesso de pele e estica os tecidos do rosto e pescoço. Esse procedimento pode corrigir a flacidez da pele e atenuar as rugas da face.
Quando considerar um Lifting Facial
- Se você sentir que seu rosto não reflete o seu espírito jovem
- Se você acha que a flacidez facial e excesso de pele atrapalham
- Se você tiver sinais de envelhecimento facial
Considerações
Prós
- Um Lifting Facial pode melhorar muitas áreas do rosto em uma cirurgia
- O Lifting Facial pode durar dez anos ou mais, além de fazer você parecer de dez a quinze anos mais jovem
- Pode melhorar o contorno do pescoço e do queixo
Contras
- Um lifting não irá criar uma versão mais jovem de você mesma
- Haverá algum tempo de inatividade associado a este procedimento
- Dependendo de sua idade e tipo de pele, você pode querer um procedimento secundário
Sou uma boa candidata para o Lifting Facial?
Abaixo segue algumas características que indicam a necessidade de um facelift:
- Flacidez da pele da face
- Vincos profundos que se estendem desde o nariz até os cantos da boca
- Linhas que se estendem de cada canto de sua boca até o queixo
- Perda de gordura facial
- Flacidez e a perda do tônus muscular na face inferior
- Queixo duplo
- Vincos e flacidez da pele do pescoço
Sobre o procedimento
Como é realizado o Lifting Facial?
A maioria das técnicas facelift concentram-se nas áreas faciais mais baixas, como a do queixo e bochechas. Um facelift também pode incidir sobre o terço médio da face ou na testa. Em algumas técnicas, tecidos faciais mais profundos podem ser reposicionados ou apertados para restaurar um contorno mais jovem.
Em outras, a remoção ou adição de tecidos moles ou gordura pode ser necessária para alcançar os melhores resultados. Atualmente, muitas técnicas diferentes existem com resultados que podem ser confiáveis, seguros e duradouros.
Uma vez que as incisões são feitas, o cirurgião descola a pele dos músculos da face para reposicioná-la no fim do procedimento. Em seguida, o cirurgião irá levantar a pele das têmporas, bochechas e pescoço e reposicionar o tecido conjuntivo subjacente, removendo o excesso de gordura e pele. Implantes faciais podem ser adicionados para aumentar a bochecha ou dar volume ao queixo. Por fim, o cirurgião reposiciona a pele sobre a nova estrutura e fecha as incisões com pontos ou clipes de metal pequeno. Sempre que necessário, tubos de drenagem podem ser inseridos.
O objetivo de seu cirurgião plástico estético e toda a equipe é ajudar você a alcançar os resultados mais bonitos e naturais, além de tornar a sua experiência cirúrgica o mais confortável possível.
Quais são as minhas opções?
Existem várias abordagens para o facelift. Seu cirurgião plástico irá recomendar uma baseada em seus objetivos e características faciais, incluindo a forma do seu rosto. A colocação e o comprimento das incisões variam, dependendo da técnica de lifting. Seu cirurgião pode achar apropriado um facelift de cicatriz curta, no qual uma pequena incisão é geralmente limitada à área em volta da orelha.
Também existem outros tipos de facelift, mas vale lembrar que um método não é superior em relação aos outros. O melhor tratamento para cada um será determinado durante a sua consulta com um cirurgião plástico.
Como ficarão as cicatrizes das incisões?
Independentemente do tipo de facelift, você terá incisões que envolvem a pele em torno de sua orelha.
No facelift tradicional, o cirurgião fará incisões nas têmporas, seguindo ao redor da parte frontal das orelhas e escondendo as cicatrizes nas dobras naturais atrás das orelhas em seu couro cabeludo.
O facelift de incisão limitada é feito com incisões curtas a partir das têmporas, continuando para baixo e ao redor da fronte de suas orelhas. Também pode haver incisões nas pálpebras inferiores, área temporal, ou sob o lábio superior.
Seu cirurgião irá colocar a incisão em áreas escondidas e em onde as cicatrizes pareçam rugas naturais. A cicatrização da incisão depende da técnica cirúrgica, prevenção de infecções, alimentação, condições médicas, fumo, e tendências genéticas.
Preparando-se para o procedimento
Como devo me preparar para o Lifting Facial?
Antes do seu procedimento, o cirurgião vai pedir para que você:
- Pare de fumar seis semanas antes da cirurgia para promover uma boa cicatrização. Fumar também aumenta o risco de complicações graves.
- Evite tomar aspirina e medicamentos anti-inflamatórios. Elas podem aumentar o rico de sangramento.
- Independentemente do tipo de operação a ser realizada, a hidratação é muito importante antes e depois da cirurgia para recuperação segura.
O que posso esperar no dia do procedimento?
A cirurgia requer algumas horas para ser concluída, embora procedimentos mais extensos possam levar mais tempo, sem previsão para o término.
- Você receberá medicamentos para mantê-la confortável durante o procedimento cirúrgico.
- A anestesia local combinada com sedação é comumente usada durante a cirurgia plástica, embora a anestesia geral possa ser usada em seu lugar.
- Para sua segurança durante a cirurgia, vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso, e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
- Suas incisões provavelmente serão cobertas com curativos que fazem uma leve pressão para minimizar o inchaço e hematomas. Um pequeno tubo pode ser colocado sob a pele para drenar todo o sangue ou fluídos em excesso.
Cuidados posteriores e recuperação
Imediatamente após a sua cirurgia plástica
- Você terá uma leve quantidade de dor e desconforto moderada. Isto deve ser facilmente controlado com medicamentos orais que serão prescritos pelo cirurgião quando necessário.
- O desconforto e a dor devem começar a diminuir em quarenta e oito horas após a cirurgia. Se você sentir um aumento significativo de dor após este período, entre em contato com o seu médico.
- Espere hematomas e inchaço. Para minimizá-los, durma com a cabeça elevada durante as primeiras duas semanas após a cirurgia.
Tempo de recuperação depois de um facelift
Siga todas as instruções pós-operatórias, incluindo informações sobre ligaduras, drenos, antibióticos (se prescrito), e o nível de atividade que é seguro. O seu médico irá informá-lo dos sinais de problemas para assistir, como sinais de infecção. O tempo de recuperação varia de acordo com paciente e em relação à extensão da sua cirurgia.
A primeira semana
- Você não poderá dirigir por pelo menos uma semana após a cirurgia.
- A sensação de aperto no pescoço é comum após a cirurgia. Essa sensação é mais constante nos primeiros dias, enquanto estiver usando curativos.
- Durante a sua primeira visita pós-operatória, o curativo e os drenos serão removidos.
- Durma com a cabeça elevada por duas semanas. Um travesseiro ou dois sob seu colchão adicional pode ajudar, se necessário.
- Não aplique gelo ou qualquer coisa congelada diretamente sobre a pele. Mergulhe panos macios, brancos ou quadrados de gaze em água gelada e escorra-o bem. Aplique diretamente nos olhos, mas não no rosto e pescoço. E não faça pressão.
- Evite dobrar ou levantar coisas pesadas por uma semana. Além de agravar o inchaço, isso pode elevar a pressão arterial e incentivar sangramento.
- Você pode lavar o cabelo com cuidado 24 horas após a cirurgia. Mas não use secador de cabelo.
- Você pode tomar banho no dia após a cirurgia, mas não deixe o jato atingir diretamente o seu rosto. Você pode molhar a região das suturas.
Duas a seis semanas
- Você pode esperar um pouco de dormência em torno dos lóbulos da orelha, rosto e pescoço por várias semanas após a cirurgia.
- Abstenha-se de qualquer exercício que exija muito esforço ou que você se dobre.
- Você não poderá dormir completamente deitada ou sobre seu estômago.
- Não use maquiagem até que você tenha recebido permissão para isso.
- Durante as primeiras quatro a seis semanas suas cicatrizes podem ficar vermelhas e rígidas. É preciso no mínimo um ano para a cicatriz para alcançar sua aparência final.
- Não se exponha ao sol. Use óculos de sol e um chapéu de abas largas quando sair de casa. Seu rosto ficará suscetível a queimaduras solares.
Longo prazo
Continue a usar óculos e chapéu para se proteger do sol. O desconforto ou formigamento em seu rosto irá melhorar. Esteja preparada para esperar pelo menos seis meses para que seu facelift cicatrize completamente por dentro e por fora.
Quanto tempo durarão os resultados do Lifting Facial?
Seus genes, a qualidade da pele e a rotina são fatores importantes para a longevidade do seu facelift, mas a técnica aplicada no facelift é um fator determinante para a durabilidade do resultado. Quanto mais extenso o procedimento for, maior será o período de recuperação e mais duradouros serão os resultados.