Mesmo fazendo parte dos cuidados básicos com a higiene pessoal, a limpeza dos dentes às vezes é negligenciada ou feita de forma inadequada. Isso prejudica não só a saúde da boca, como causa problemas que podem ser constrangedores no convívio social.
A higiene bucal é tanto um procedimento como uma instrução para a limpeza adequada da boca, língua e dentes. A profissional mais indicada para isso é, sem dúvida, o dentista. Em seu consultório, você poderá tanto realizar uma limpeza profunda como verificar a limpeza que você faz no dia a dia e instruir o que não está feito corretamente.
Para manter um belo sorriso e a boca saudável, é recomendado visitar o dentista periodicamente e realizar uma limpeza profissional pelo menos a cada seis meses. Dessa forma, você evitará problemas como cáries, gengivite, mau hálito e até mesmo a perda dos dentes.
Sintomas da má higiene
A má higiene bucal colabora para a proliferação de bactérias, que irão causar problemas na boca. Os sintomas mais comum que indicam uma higiene insuficiente são:
- Sangramento nas gengivas
- Mau hálito persistente
- Calcificação da placa bacteriana
Como fazer
Dentes saudáveis não significam apenas boa aparência, mas também saúde. Além disso, com os dentes em ordem, sua mastigação e até as funções da fala não ficam prejudicadas. Os cuidados diários preventivos (como a escovação e o uso do fio dental) ajudam a evitar que os problemas dentários se agravem.
Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde da boca. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
- Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
- Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
- Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
- Escove corretamente os seus dentes e use o fio dental no dia-a-dia. Deve escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental.
- Procure comer alimentos balanceados. Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Uma dieta equilibrada inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc.
- Visite regularmente o seu dentista. Você deve ir ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses para manter uma boa saúde oral.