Nossa pele está à mercê de muitas forças à medida que envelhecemos: o sol, temperaturas extremas e hábitos nocivos são alguns deles. Mas podemos tomar medidas para ajudar a nossa pele ficar macia e jovem no futuro.
Como sua pele envelhece dependerá de uma variedade de fatores: seu estilo de vida, dieta, hereditariedade e outros hábitos pessoais. Por exemplo, o tabagismo pode produzir radicais livres, moléculas de oxigênio que já foram saudáveis mas que agora são hiperativas e instáveis. Esses radicais livres danificam as células, produzindo, dentre outras coisas, rugas prematuras.
Mas não são só essas moléculas que prejudicam a nossa pele. Fatores que contribuem para o aparecimento de rugas e manchas incluem o envelhecimento normal, a exposição ao sol (fotoenvelhecimento) e poluição e a perda de tecido adiposo entre sua pele e músculo. Estresse, efeito da gravidade, o movimento facial repetitivo, obesidade, e até mesmo a posição em que dormimos influenciam na qualidade da nossa pele.
À medida que envelhecemos, as mudanças como estes ocorrem naturalmente:
- Pele se torna mais áspera.
- Aparecem lesões, como tumores benignos, por exemplo.
- Perda de elasticidade por conta da falta de elastina.
- Aumento na fragilidade da pele. Isto é causado por um achatamento da zona em que a epiderme e a derme se juntam.
- Graças ao afinamento dos vasos sanguíneos a pele torna-se mais suscetível a ferimentos.
As alterações abaixo também se tornam evidentes à medida que envelhecemos. Elas incluem:
- Perda de gordura abaixo da pele no rosto, têmporas, queixo, nariz e área dos olhos pode resultar no afrouxamento da pele, olhos encovados, e uma aparência “esquelética”.
- A perda óssea, principalmente em torno da boca e do queixo, pode tornar-se evidente após os 60 anos e causar enrugamento da pele ao redor da boca.
- Perda de cartilagem no nariz provoca queda da ponta nasal e acentuação das estruturas ósseas no nariz.
A exposição ao sol é o maior culpado em acelerar o envelhecimento da pele. Ao longo do tempo, os raios ultravioleta do sol (UV) causam danos nas fibras de elastina. A degradação dessas fibras faz com que a pele ceda e perca sua capacidade de voltar ao lugar. A pele também se danifica mais facilmente e leva mais tempo para curar.
Nada pode desfazer sua pele se recuperar completamente dos danos do sol. Por isso, nunca é tarde demais para começar a proteger-se da exposição solar e do câncer de pele. Você pode atrasar as mudanças associadas ao envelhecimento mantendo-se protegida do sol, cobrindo-se, usando um chapéu, e fazer do uso do protetor solar um hábito.
Outras alterações cutâneas
A gravidade, o movimento facial, e a posição ao dormir são os fatores secundários que contribuem para alterações na pele. Quando a pele perde a sua elasticidade, a gravidade faz com que as sobrancelhas e pálpebras afrouxem, o mesmo acontece com as bochechas e a mandíbula.
As linhas de expressão tornam-se mais visíveis depois que a pele começa a perder a sua elasticidade (geralmente em pessoas entre os 30 e 40 anos). As linhas podem aparecer horizontalmente na testa, verticalmente sobre a pele acima da raiz do nariz (glabela), ou como pequenas linhas curvadas nas têmporas e em torno da boca.
Vincos do sono resultam da forma como a cabeça é posicionada sobre o travesseiro e pode tornar-se mais visíveis após a pele começa a perder a sua elasticidade. Esses vincos do sono costumam aparecer no lado da testa, começando acima das sobrancelhas até a linha fina perto das têmporas.
Os fumantes tendem a ter mais rugas do que os não-fumantes da mesma idade, compleição, e história de exposição ao sol.
O ressecamento da pele costuma ser comum na vida adulta. Cerca de 85% dos idosos desenvolvem algum tipo de coceira, principalmente quando o clima está seco. A perda de óleo das glândulas à medida em que a idade avança colabora para a piora do quadro.
Se a sua pele é muito seca e apresenta coceira, consulte um médico porque esta condição pode afetar o sono, causar irritabilidade, ou ser um sintoma de uma doença.
Como resolver?
Além de tomar cuidado evitando se expor ao sol sem proteção, consulte-se com o seu médico dermatologista regularmente e peça a ele indicações de produtos que possam repor os nutrientes perdidos ou reidratar a pele. Além disso, existem alguns procedimentos estéticos que podem ajudar a prevenir ou recuperar sua pele de alguns dos danos sofridos.
Um bom exemplo são os tratamentos com o uso de laser ou radiofrequência para quem deseja remover manchas ou estimular a pele a produzir colágeno e elastina, ambos muito importantes para manter a firmeza da pele. No campo da cirurgia plástica, existem alguns procedimentos de rejuvenescimento facial que também servem o propósito de corrigir as linhas que forem incômodas. A extensão do procedimento dependerá da necessidade e da avaliação que o cirurgião fará.
Gostou da postagem? Compartilhe!