Pergunte ao Doutor

6 perguntas que devem ser feitas ao cirurgião plástico sobre a recuperação de uma abdominoplastia

6 perguntas que devem ser feitas ao cirurgião plástico sobre a recuperação de uma abdominoplastia
0 25 abril 2019

Tire suas dúvidas sobre o processo de recuperação dessa cirurgia capaz de mudar seu corpo

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica capaz de remover o excesso de gordura e pele do corpo. Na maioria das vezes ela é realizada por pessoas que tiveram múltiplas gestações, que passaram por oscilações de peso ou procuram renovar o seu visual.

Essa cirurgia é conhecida por promover grandes resultados no corpo e faz uma remodelação corporal impressionante. Apesar de ser um procedimento conhecido, muitas dúvidas ainda existem sobre essa cirurgia, principalmente quando se trata  do processo pós-operatório e sua recuperação.

Para saber como é o processo de recuperação de uma abdominoplastia continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas!

 É comum haver inchaço após a cirurgia?

A abdominoplastia é um processo cirúrgico no qual o médico irá avaliar o abdômen do paciente e verificar a quantidade de excesso de pele. Para realizar o procedimento serão realizadas duas incisões:

  • Na horizontal, logo acima dos pelos pubianos que se estende até os quadris.
  • Na vertical, finaliza ao redor do umbigo. Nesse corte a gordura é separada na pele e os músculos são suturados.

Após isso é retirado o excesso de pele e gordura da região.

Portanto, por se tratar de uma cirurgia de grande porte, é normal haver um inchaço na região do abdômen após sua realização. Além disso, a região pode apresentar uma sensibilidade ao toque, que irá permanecer até 6 meses após realizada. Durante esse período sessões de drenagem linfática serão realizadas e com o tempo o inchaço diminui e a sensibilidade da região volta ao normal.

O que é drenagem linfática e quais são os seus efeitos?

A drenagem linfática é um procedimento que vai eliminar o acúmulo de água no local da cirurgia, que se forma após o processo. Ela auxilia tanto no resultado final quanto no processo de recuperação. Durante o processo é normal que haja escoriações, hematomas e lesões. Para sanar esse problema, a drenagem é realizada aliviando a dor e desfazendo nodulações formadas na região.

A drenagem só tem liberação após consulta médica. O tempo que deve ser realizada varia muito de paciente para paciente. Geralmente são realizadas 10 sessões. Caso haja muito inchaço local, até 20 sessões podem ser realizadas.

Posso engravidar após realizar a abdominoplastia?

É aconselhado realizar a cirurgia após não querer mais ter filhos, pois uma gestação pode reverter os resultados obtidos a partir do procedimento, sendo necessária uma nova cirurgia. Além disso, como os músculos são suturados a fim de dar um aspecto mais fortalecido ao abdômen, o bebê fica sem espaço para crescer normalmente dentro da mãe. Em uma gravidez após a abdominoplastia é possível observar:

  • Menor crescimento da barriga.
  • Barriga dolorida.
  • Aumento no número de estrias em comparação a gravidez normal.
  • É possível sentir o bebê com mais intensidade.

A recomendação, caso isso ocorra, é ter um controle do peso durante a gestação, pois pode acarretar no deslocamento da musculatura do abdômen, conhecida como diástase. Isso pode causar o aparecimento de estrias e flacidez da pele.

Realizar exercícios físicos específicos que  melhorem a postura e a força abdominal ajudam na recuperação da cirurgia.

É necessário manter uma alimentação saudável e realizar a hidratação da pele para manter os resultados após a gravidez.

Em quanto tempo posso voltar as minhas tarefas diárias?

O paciente deve seguir a orientação médica até conseguir liberação para executar as tarefas diárias. Algumas recomendações devem ser seguidas para auxiliar esse processo.

Por um período mínimo de 35 dias é obrigatório o uso de uma malha compressora. Não deve ser realizado nenhum exercício fisico ou atividade de esforço durante os primeiros 15 dias após a operação. Deve ser evitado até mesmo subir e descer escadas.

O paciente não deve realizar exposição ao Sol, por isso, é necessário que use protetor solar acima do fator 30 e utilize roupas que minimizem os efeitos dos raios solares.

Compressas de água quente não devem ser realizadas no local.

 Como fica a cicatriz após a operação?

Antes de realizar a cirurgia o cirurgião plástico demonstra e demarca as regiões em que as cicatrizes vão ficar expostas. Isso é feito detalhadamente para explicar como ficará o resultado.

Geralmente a cicatriz se localiza acima da região pubiana, em baixo do abdômen, que é facilmente escondida por meio da utilização de roupa íntima ou biquíni.

Depois de 6 meses da operação já não há mais inchaço. É natural que a cicatriz ainda se encontre avermelhada. Nesse período, caso haja um processo de má cicatrização, pode ser realizado uma cirurgia de retoque da cicatriz. Em algumas pessoas ela pode ficar mais alta do que o normal, principalmente em pacientes com cicatrizes hipertróficas.

O resultado final só será visto após 1 ano da realização da operação. Após esse período a cicatriz já vai apresentar um aspecto claro, sendo quase imperceptível.

Para esconder a cicatriz muitas mulheres podem optar por realizar uma tatuagem no local. Após cerca de 1 ano é permitido, pois o processo de cicatrização já está completo.

Existem alguns meios de garantir uma boa cicatrização. Para isso deve-se evitar exercícios físicos nas primeiras semanas, utilizar diariamente a cinta abdominal, passar pomadas e cremes dermatológicos recomendados pelo médico, usar filtro solar por no mínimo 6 meses após a realização deste procedimento.

Como é o banho após realizar esse procedimento?

Após a cirurgia é necessário colocar uma cinta modeladora que não deve ser retirada nos próximos 8 dias, portanto, não se deve tomar banho nesse período.

Para manter a higienização é possível pedir auxílio a alguém próximo para lavar parcialmente o seu corpo. Após o período de 8 dias a cinta deve ser colocada todos os dias e removida apenas para tomar banho.

Por fim a água não deve estar quente, mantenha um banco ao lado caso seja necessário.

Compartilhe
Publicado por Cirurgia Plástica