A falta de ética na comunidade médica é um problema grave que pode trazer danos tanto para os profissionais sérios quanto para os pacientes que acabam nas mãos de profissionais duvidosos. O código de ética para médicos possui regras bastante rígidas para a propaganda. A intenção desse código é garantir que você, paciente, receba apenas informações importantes, sem cair na sedução da linguagem da propaganda.
O ramo de estética é um dos que mais sofre com essa falta de ética, o que leva os órgãos responsáveis a irem à luta contra profissionais antiéticos na tentativa de evitar que erros médicos prejudiquem o paciente desavisado. Por isso, quando você decidir fazer alguma alteração em seu corpo através da cirurgia plástica e estética, é importante levar em consideração a seleção de um bom profissional. Afinal, faz parte do seu procedimento a relação de confiança que você tiver com ele.
A falta de informação para o público leigo sobre o que é certo e errado na divulgação de procedimentos estéticos acaba favorecendo esses profissionais a encontrarem um campo que facilite sua atuação por meios duvidosos.
Mas identificar um profissional antiético é simples. Nós da Clínica CMP, juntamente com seu cirurgião plástico, Dr. Alexandre Shwetz, prezamos pela informação correta do paciente. A seguir, você confere como identificar e denunciar propagandas que desobedecem às regras criadas pelo código de ética médica.
Normalmente, propagandas carentes de ética são:
Apelativas: Letras garrafais, com cores fortes e imagens chamativas são alguns dos elementos que você encontra em propagandas assim.
Prometem resultados: É importante saber que nenhum resultado pode ser 100% garantido. Isso não depende apenas da técnica usada no procedimento, mas como o seu corpo irá se comportar durante a cicatrização e se você seguirá à risca todas as recomendações do seu médico.
Consultas online ou em grupo: Parece estranho, mas isso realmente acontece em alguns casos. Não é preciso de muito para compreender que consultas devem ser presenciais e exclusivas. Este é um momento para conhecer o médico que você tem interesse em realizar uma cirurgia plástica, é a oportunidade de tirar dúvidas. Como você conseguiria uma consulta de qualidade se ela fosse à distância ou em grupo?
Promoções: O valor dos procedimentos estéticos envolvem todos os custos dos profissionais e instrumentos usados, além da manutenção do espaço onde a cirurgia será realizada. Tenha certeza de que cirurgiões plásticos que oferecem promoções de qualquer tipo estão prejudicando e desvalorizando aquilo que é mais importante em cirurgia plástica: a sua segurança.
Uso de celebridades: Propaganda que usa celebridades como argumento pra convencer o cliente tem a intenção de passar a impressão de que o resultado final será parecido com o da celebridade em questão. É uma forma de manipular implicitamente a informação que você recebe.
Fotos de antes e depois: Usar imagens que deem a impressão de como o resultado final será pode causar expectativas irreais no paciente.
Como faço para escolher um bom cirurgião plástico?
Graças à facilidade para conseguirmos informação, escolher um bom cirurgião plástico está cada vez mais fácil. Quando encontrar algum cirurgião que lhe interesse (seja pesquisando na internet, ou por recomendação), procure referências sobre ele e leia atentamente as informações disponíveis; desde site pessoal, da clínica onde atua, até página do Facebook.
Mais importante: procure o nome do cirurgião plástico no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para checar se ele é um profissional certificado pelo órgão. Essa parte é essencial.
Mantendo em mente que você deve perguntar e pesquisar muito, as chances de cair nas mãos de médicos despreparados diminuem bastante. Também é importante denunciar as más práticas desses profissionais, somente assim será possível.
E lembre-se: Um bom cirurgião plástico se preocupa em deixar seu paciente bem informado e sem dúvidas. Afinal, sua segurança é inestimável.