Pergunte ao Doutor

Doenças psicossomáticas: O que são e como prevenir?

Doenças psicossomáticas: O que são e como prevenir?
1 24 novembro 2014

Às vezes, algumas doenças e problemas de saúde que temos são influenciadas pelo nosso estado mental, que pode desencadear efeitos semelhantes às doenças conhecidas pela medicina. Porém, o tratamento delas não é apenas clínico, é preciso levar em consideração a cura psicológica do paciente. É o que chamamos de doença psicossomática.

Isso acontece porque o corpo humano possui uma glândula responsável pela produção dos hormônios que controlam todas as funções do organismo e quando ele percebe os sentimentos e emoções do indivíduo ele acaba alterando sua conexão com cérebro e reagindo.

Doenças respiratórias, de pele, circulatórias ou gastrointestinais são alguns dos efeitos da reação da glândula. Aquela dor que sentimos na barriga quando estamos alterados é um bom exemplo dos efeitos físicos que nossas emoções exercem no corpo.

Diagnóstico

Há um grande desafio ao se diagnosticar doenças psicossomáticas: o paciente não tem ciência de que sua doença está sendo causada pelo seu estado emocional. Sendo assim, o acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico seguro, assim como a confiança do paciente no profissional. A análise de sintomas e de reações do corpo também ajuda a identificar o problema. Quando identificada a doença, é possível tratá-la, mas infelizmente as doenças psicossomáticas não têm cura. Dessa forma, o objetivo do médico é devolver o conforto para seu paciente.

Prevenção

Doenças Psicossomáticas - Clínica Médica Curitiba - CMP

Medicina Psicossomática – Agende uma consulta na Clínica CMP Curitiba: (41) 3022-4242

A melhor forma de se prevenir contra doenças psicossomáticas é tentar ao máximo levar uma vida tranquila e ter hábitos saudáveis. Estar psicologicamente bem consigo e evitar se cobrar demais é muito importante para evitar problemas de saúde no futuro.

Gostou da postagem? Compartilhe!

Agende uma consulta na Clínica CMP – (41) 3022-4242

Compartilhe
Comments (1)
romilda de sá RodriguesAugust 14Responder
Ha muitos anos foi diagnosticado em mim doença psicossomática. Já fiz varias psicoterapias, mas infelizmente ainda não consigo evitar as somatizações no meu organismo. Estou nesse momento com uma crise de coluna lombar e, conversando com meu terapeuta, diante de minhas reações fora de casa onde vi meu neto de 8 meses sofrendo, sem poder fazer nada, fiquei tensa, angustiada e ao regressar para minha casa em outra cidade, começou desencadear a crise. Procurei o médico e estou medicada com anti-inflatório e miorrelaxante. Lendo essa postagem tomei conhecimento de que doença psicossomática não tem cura! Fico chateada pois essas somatizações já me levou à mesa de cirurgia. Gostaria de algumas orientações que possam me ajudar a evitar tais somatizações! Parabéns pela postagem! É sempre bom saber que em algum lugar tem alguém que quer ajudar. Um abraço!

Comentários