Pergunte ao Doutor

Quem mais desenvolve o câncer de pele?

Quem mais desenvolve o câncer de pele?
0 22 julho 2015

O câncer de pele é perigoso para todos, saber qual faixa etária e sexo é mais propenso a desenvolver a doença ajuda tanto o paciente quanto o médico a tomar atitudes preventivas contra a doença.

Inúmeras pesquisas ajudam a manter esses dados atualizados e mostra o acompanhamento da evolução desse cenário. Aqui no blog comentamos sobre o risco do câncer de pele em crianças e as chances de desenvolver a doença nos seis fototipos da pele.

No geral, os diferentes tipos de câncer de pele costumam se desenvolver em pessoas acima dos quarenta anos, sendo a maioria de homens. A explicação para o surgimento da doença em idade avançada é porque os danos causados pelo sol são acumulativos.

Porém, esse fator não é regra. É cada vez mais comum o câncer de pele em pessoas jovens, principalmente adolescentes. Nesse cenário, o número de pessoas jovens com a doença tem aumentado devido à falta de informação e hábitos preventivos ao saírem de casa (como ir à praia e parques).

Câncer de Pele em jovens: riscos - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP

 

Já o caso dos homens serem os mais afetados pela doença pode ser explicado pela falta de costume de usarem protetor solar e o excesso de exposição aos raios solares. Uma recente pesquisa feita na França mostrou que homens com menos de 20 e mais de 64 anos estão mais propensos a desenvolver o câncer de pele por conta da falta de hábitos preventivos.

A mesma pesquisa também mostrou que mulheres na mesma faixa etária possuem amplos conhecimentos e, portanto, estão mais protegidas da doença, resultando em uma taxa de mortalidade maior entre os homens e que não para de crescer, enquanto a mortalidade da doença entre as mulheres desacelera e se estabiliza.

Mas não é apenas de hábitos que se mede as chances de desenvolver o câncer de pele. O surgimento da doença depende de outros fatores como histórico familiar, cor da pele, predisposição genética e até mesmo o hábito de fumar cigarros.

 

Cuidados com a pele

Proteger-se dos raios solares é mais simples do que parece, ações simples feitas diariamente são decisivas para diminuir os riscos de desenvolver o câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:

Câncer de Pele: Cuidados com a Pele - Dermatologista Curitiba - Clínica CMP

 

  • Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
  • Evitar a exposição solar desnecessária entre as 10 e 16h.
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.
  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Nosso dermatologista, o Dr. Guilherme Shwetz preparou um guia completo de cuidados, prevenção e tratamento para o câncer de pele. Veja ele abaixo:

Gostou da postagem? Compartilhe!

Agende uma consulta com Dermatologista em Curitiba: (41) 3022-4242

Compartilhe
Publicado por Dermatologia | Tags:

Comentários