Sua pele é o maior órgão do seu corpo e há diversas formas de cuidar dela. Pense em todas as opções que temos no momento de decidir aonde ir para obter informações e como melhor nos proteger contra os efeitos nocivos do sol.
Para começar, é inevitável irmos ao supermercado ou à farmácia sem ver um incontável número de produtos que afirmam ser a melhor coisa para curar a nossa pele danificada ou reverter os sinais de envelhecimento.
Mas será que podemos realmente confiar em tudo que está disponível? Quantos funcionários desses locais realmente sabem sobre a pele e como cuidar dela?
É sempre recomendável consultar um dermatologista quando se trata dos cuidados com a sua pele. Seu conhecimento e experiência na área contribuirão para que ele seja o mais indicado para recomendar produtos e tratamentos adequados para a sua pele.
Abaixo, você confere por que se consultar com o dermatologista é sempre a melhor opção quando se trata de cuidados e indicações dos produtos mais adequados para a sua pele:
Lojas de Departamento
A maioria das pessoas que trabalham lá são representantes de empresas e foram treinados a vender tudo o que puder, não importa se os produtos são clinicamente eficazes ou não. Na maioria das vezes, eles não têm a base de conhecimento para saber o que qualquer um de seus próprios produtos pode fazer.
Salões
Infelizmente, poucas pessoas que trabalham nesses locais são especialistas, conhecendo pouco mais do que é passado durante o treinamento em uma tentativa de levá-lo a comprar o produto.
Centros de Laser e Spas Médicos
É interessante conhecer quem é o diretor desses locais para saber sua especialidade. É ele quem supervisiona as atividades. E por incrível que pareça muitos deles não são dermatologistas.
Dermatologistas
Dermatologistas certificados passam anos aprendendo o que acontece com a sua pele, o que provoca doenças, e o tipo dos estragos que o sol pode causar. Eles são especialistas em doenças da pele, cabelos e unhas. Eles também sabem a melhor forma de usar loções, fontes de luz, lasers e peelings para reparar esse dano e prevenir que novos ocorram. Por isso, a melhor indicação de produtos que serão usados na pele só pode vir de um dermatologista.
Recomenda-se marcar consultas dermatológicas pelo menos uma vez ao ano, ou quando encontrar alguma marca ou sinal que possa ser um indicativo de suspeita de câncer de pele. Com esse diagnóstico prévio, o dermatologista poderá avaliar com melhor cautela e diagnosticar com precisão se há algum indício de doença na pele.