Pergunte ao Doutor

Acidentes na infância

Acidentes na infância

É natural que durante o desenvolvimento da criança, ela comece a se interessar cada vez mais pelo ambiente ao seu redor, principalmente na fase em que começa a engatinhar ou andar. As formas e as cores dos objetos da casa irão atrair o interesse dos pequenos nessa fase de exploração.

Enquanto isso é muito bom, é preciso que os pais tomem cuidado para que não aconteça nenhum acidente envolvendo seus filhos. Também é importante que seja do conhecimento dos pais as técnicas de primeiros socorros para que ações rápidas possam ser tomadas durante qualquer eventualidade.

Acidentes na infância - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

No geral, quedas e lesões leves são os mais comuns, mas é preciso tomar muito cuidado com choques, ingestão de produtos nocivos, queimaduras e até afogamentos. Esses são alguns dos acidentes na infância que podem ter consequências mais graves.

Prevenção de acidentes e procedimentos de emergência

É importante buscar auxílio médico para se certificar de que nenhuma lesão mais grave aconteceu. Por isso, tenha sempre à mão o telefone da pediatra e um kit de primeiros socorros. Esses são os tipos mais comuns de acidentes que podem ocorrer com os filhos:

Acidentes com pedestres: Como elas ainda não sabem estimar a velocidade de carros, motos e bicicletas, é preciso supervisionar como elas lidam quando estão na rua, principalmente quando precisam atravessá-la.

Lesões internas: Quedas e batidas podem não causar danos aparentes nas crianças, mas o perigo pode estar em alguma fratura interna. E nesses casos só é possível ter certeza levando-a a um médico para que exames sejam feitos.

Queimaduras: Esse é o acidente mais frequente durante a infância. É preciso tomar muito cuidado com cabos de panelas e evitar que as crianças circulem livremente ou sem supervisão na cozinha. Em caso de queimaduras, se elas forem graves, é preciso levar a criança imediatamente para o hospital. Nos casos mais brandos, basta colocar a região queimada sob água corrente fria durante cinco minutos, enxugar (sem esfregar!) e envolver a região com gaze.

Acidentes na infância - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

Intoxicação: Com a chegada dos filhos, reorganizar a casa se torna uma tarefa importante para evitar que eles tenham ao alcance produtos que não podem ser ingeridos. Trancar os armários e colocar produtos tóxicos o mais alto possível são umas das