Pergunte ao Doutor

Alimentação do bebê

Alimentação do bebê

Toda a mãe sabe que o leite materno é a maior fonte de nutrientes que o bebê irá necessitar nos primeiros messes de vida. Até o sexto mês, não é preciso oferecer aos filhos nenhum tipo de alimento, embora por volta do quarto mês as habilidades de mastigação já estejam começando a se desenvolver, ao mesmo tempo em que tanto o estômago quanto o sistema digestivo já estarão mais maduros e preparados para evitarem alergias e infecções.

Pesquisas indicam que introduzir alimentos sólidos antes da hora aumentam as chances do bebê desenvolver intolerância. A dúvida que paira na maioria dos pais quando se trata de alimentação é sobre o que oferecer à criança nesse período de transição entre a amamentação e a ingestão de alimentos sólidos.

Cuidados com a alimentação do bebê - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

A curiosidade da criança pela comida que os outros comem pode ser um bom indicativo para começar a testar novos tipos de alimentos, principalmente frutas verduras e legumes. É imprescindível que os pais evitem doces, como chocolates e iogurtes. Mel é outro alimento que não pode ser dado em hipótese alguma para a criança por causa do risco dela desenvolver botulismo, uma doença causada por uma bactéria que afeta o sistema gastrointestinal.

Esses alimentos devem ser amassados, ou em pedaços muito pequenos. Neste primeiro momento, o importante é que o bebê experimentes novos sabores. Assim que seus dentes nascerem, o momento de brincar com a consistência dos alimentos chegará naturalmente.

Muitas mães encontram dificuldade de fazer com que os filhos aceitem novos alimentos. A recusa alimentar é um processo comum. Para contorná-lo, é preciso usar um pouco da criatividade e apelar para os sentidos da criança, que estará cada vez mais estimulada e curiosa. Por isso, invista em cores, tamanhos e até mesmo utensílios que façam barulho. O importante é que esse processo seja divertido tanto para a criança como para os pais.

O leite materno

Alimentação bebê - Pediatra Curitiba - Clínica CMP

Mesmo durante a nova fase alimentar da criança, é importante não interromper a amamentação. A recomendação é que ela continue por até os dois anos ou mais, embora o desmame seja uma questão pessoal. É importante também consultar a pediatra em busca de dicas alimentares e informações nutricionais para o seu bebê.

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba: (41) 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Tratamentos Relacionados