Anemia Infantil

A alimentação dos filhos é sempre um desafio para os pais, que precisam se certificar de que a criança estará bem nutrida. Da amamentação para a papinha e depois aos alimentos sólidos, muitas transformações ocorrem na criança, que experimentará novos sabores, cores e texturas nos alimentos.

Às vezes, os pais encontram uma certa resistência da criança em aceitar um tipo específico de comida, tornando a alimentação da criança mais trabalhosa. E não é possível abrir mão da alimentação saudável, do contrário, inevitavelmente, os pequenos podem desenvolver anemia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é definida como a pouca quantidade de hemoglobina no sangue, causada pela carência de um ou mais nutrientes. Zinco, vitamina B12 e proteínas são alguns dos nutrientes cuja falta no organismo pode causar anemia. Porém, é a falta de ferro que causa os casos mais comuns de anemia.

Apenas a má alimentação não é a única causa da anemia infantil. Doenças parasitárias ou infecções dos mais diversos tipos também colaboram para o surgimento do quadro.

Anemia em crianças - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

Diagnóstico

Existem alguns sinais que são indicativos de anemia. Ao notar que sua criança anda apática, pálida ou indisposta, é indicado levá-la à pediatra. Somente através de exames laboratoriais é possível confirmar ou descartar o quadro da doença. Se a causa da anemia for alguma doença ou infecção, a pediatra irá recomendar medicamentos para tratar do problema.

Tratamento

A alimentação adequada e enriquecida com ferro é uma das vias mais importantes para tratar crianças anêmicas. O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. Entre eles destacam-se o agrião, couve, cheiro-verde, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, nozes e castanhas.

Anemia infantil - Causas e tratamento - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

Ressalta-se que o leite materno é considerado fator protetor contra a anemia por deficiência de ferro devido à alta biodisponibilidade do ferro existente. Estudos evidenciam a associação de anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação complementar precoce.

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba: (41) 3022-4242