Cauterização, eletrocauterização ou eletrocoagulação é o procedimento utilizado para se destruir um tecido através da corrente elétrica.
Sobre o procedimento de Cauterização
É realizado com o eletrocautério, instrumento por onde passa a corrente elétrica de alta frequência que chega ao local da lesão e queima os tecidos. O eletrocautério produz uma faísca que destrói as células por desidratação, ruptura e carbonização. Para sua realização, primeiro limpa-se o local da intervenção. Em seguida, é necessária a aplicação de anestesia e um vasoconstritor para diminuir possíveis sangramentos. Um bloco de ligação à terra é colocado sobre o corpo (geralmente a coxa) antes da cirurgia para proteger o paciente. Após a cauterização, pode ser feita uma curetagem para remoção do tecido cauterizado. Logo em seguida, resta uma crosta de tecido escuro, que é eliminada no processo de cicatrização (com duração de 2 a 4 semanas).
Quando considerar o tratamento
A cauterização é utilizada em casos de:
- Pequenas lesões de pele benignas, como fibromas e queratoses;
- Verrugas;
- Vasos visíveis;
- Câncer de pele;
- Para controle de sangramentos em cirurgias.
Prós
- Procedimento rápido e seguro;
- Retorno às atividades no mesmo dia;
- Cicatrização mais rápida: a cauterização destrói também bactérias que podem causar infecção
Contras
- Procedimento doloroso, necessidade de anestesia.
- Pode haver sangramentos
Como me preparar
Não são necessários cuidados especiais, apenas não utilizar substâncias no local na região a ser tratada.
Cuidados após o procedimento
É importante o acompanhamento médico para avaliação da cicatrização e evolução do tratamento. A exposição ao sol deve ser evitada: é imprescindível o uso de protetores solares durante dois meses após o procedimento.