Excisão é um procedimento cirúrgico de retirada de tumores e tecidos lesionados. É usada em lesões benignas e malignas e consiste no tratamento mais utilizado em casos de câncer de pele. Sua utilização pode ser combinada com outros tratamentos não invasivos, como radioterapia e pomadas imunomoduladoras.
Sobre o procedimento de Excisão de Tumores
A excisão é realizada através de incisões (cortes) na pele, mediante anestesia. O cirurgião avalia a necessidade de reconstruções, enxertos e outros procedimentos complementares.
Quando considerar o tratamento
Em casos de lesões que necessitem de retirada cirúrgica, o médico dermatologista analisa e propõe o melhor momento para a intervenção.
Prós:
- Alta eficácia
- Resultados a curto prazo.
Contras
- Contra indicações: doenças graves de coagulação, uso de anticoagulantes e alergia aos anestésicos locais.
- Cicatrizes
Como se preparar
O cirurgião deve orientar o paciente sobre os cuidados pré-operatórios, necessidade de exames e o uso ou retirada de medicações.
É importante informar ao médico se está fazendo uso de qualquer medicamento, suplemento ou vitamina, pois algumas substâncias interferem na coagulação sanguínea. Recomenda-se também usar roupas confortáveis e fáceis de vestir, para diminuir o incômodo.
Cuidados após o procedimento:
Após a cirurgia, é importante seguir as recomendações médicas. A excisão cirúrgica tem alta taxa de eficácia no tratamento de câncer de pele, mas lesões em outros locais podem ocorrer. Por isso a importância das consultas de acompanhamento; com elas o cirurgião tem condições de avaliar a evolução do tratamento.
Alguns cuidados básicos: respeitar o período de descanso pós operatório e o intervalo entre as consultas de acompanhamento, evitar esforço físico e movimentação da região operada, informar ao médico ao notar qualquer alteração na ferida cirúrgica.
Quanto tempo duram os resultados
A excisão é um tratamento com intuito definitivo: com a retirada das células lesionadas, é provável que não haja a necessidade de uma segunda cirurgia. Somente com o acompanhamento e continuação do tratamento será possível determinar a cura total do paciente. No geral, as técnicas de remoção incluem uma margem de segurança para garantir que o paciente esteja livre do tumor.