O objetivo da cirurgia de redução de mama é diminuir o tamanho de seus seios e reformulá-los de modo que eles fiquem proporcionais ao resto do seu corpo e não sejam mais uma fonte de desconforto físico. A redução da mama tem o duplo benefício de melhorar a sua aparência ao mesmo tempo em que alivia a carga das mamas excessivamente grandes.
Quando considerar a mamoplastia redutora?
- Se seus seios são muito grandes para o seu corpo, causam dores no pescoço, costas, ou ombros;
- Se você tem seios pesados com mamilos e aréolas que apontam para baixo;
- Se uma mama é muito maior do que a outra;
- Se você é infeliz com aparência dos seus seios.
Considerações
Prós
- Seus seios vão estar em melhor proporção com o seu corpo e vão parecer mais firmes.
- A cirurgia irá aliviar as dores no pescoço, costas e ombro.
- Suas roupas se encaixarão melhor e você vai se sentir mais confiante sobre sua aparência.
Contras
- Você pode ter diminuição da sensibilidade em algumas áreas, incluindo os mamilos e aréolas.
- Algumas mulheres reclamam que seus seios e mamilos parecem um pouco irregulares.
- O aleitamento materno pode ser um problema.
Eu sou uma boa candidata para uma redução de mama?
As mulheres que procuram a redução de mama muitas vezes tiveram filhos, estão acima do peso, têm predisposição para seios grandes e desproporcionais. Seios grandes podem, muitas vezes, ser herança genética. A seguir, algumas razões comuns para querer considerar a redução de mama:
- Você tem dores nas costas, dores no pescoço, ou irritação da pele sob seus seios.
- Você tem dificuldade para respirar.
- Você tem má postura ou apresenta dormência em partes dos seios e na parte superior do tórax de peso materno excessivo.
- Você acha quase impossível comprar roupas que se encaixem.
- Você está muito infeliz com sua aparência por causa de seu tamanho dos seios.
- Você está em boa saúde, sem doenças ativas ou condições médicas pré-existentes.
- Você tem expectativas realistas sobre o resultado de sua cirurgia. Você deve ser capaz de discutir o que quiser com o seu cirurgião plástico para que você possa chegar a um entendimento sobre o que pode realmente ser alcançado.
- Sua pele tem elasticidade adequada, para que ele possa retomar a sua forma antiga após a cirurgia.
- Você está mentalmente e emocionalmente estável. A redução de mama requer paciência e estabilidade para lidar com o período de cicatrização.
- Você está em uma idade cujo desenvolvimento do seio parou.
- Você terminou de ter filhos e amamentar, porque isso pode ter efeitos significativos e imprevisíveis sobre o tamanho e a forma dos seus seios. No entanto, muitas mulheres decidem submeter-se a redução de mama antes de ter filhos e sentem que podem lidar com qualquer alteração posterior mais tarde. Se você pretende amamentar no futuro, você deve discutir este assunto com o seu cirurgião plástico.
Uma história de mamografias irregulares, nódulos não diagnosticados, obesidade grave, diabetes, má cicatrização, atual aleitamento materno, tabagismo, distúrbios de coagulação ou histórico familiar deles, e problemas circulatórios ou cardíacos são contraindicações para a redução de mama.
Sobre o seu procedimento
Como é realizada a redução de mama?
A cirurgia de redução de mama, geralmente, leva de três a cinco horas, e envolve três incisões. Depois que o cirurgião remove o excesso de tecido mamário, gordura e pele, o mamilo e a aréola são deslocados para uma posição superior. As auréolas podem ser reduzidas em tamanho. A pele que estava localizada acima do mamilo é trazida para baixo e em conjunto para remodelar o peito. Uma lipoaspiração pode ser utilizada para melhorar o contorno debaixo do braço.
- O seu cirurgião irá usar um marcador para indicar onde as incisões serão feitas. Estas marcações são especialmente importantes, porque seus seios mudam de forma quando você está deitada na mesa de operação.
- A maioria dos cirurgiões prefere a anestesia geral para este procedimento. Alguns podem realizar redução de mama com sedação intravenosa.
- O padrão da incisão dependerá do tamanho de seus seios, a flacidez da pele e onde seu mamilo está posicionado.
- As micro incisões são usadas em seios que são gordos (não fibroso) e não há flacidez. A Lipoaspiração é usada para diminuir o tamanho da mama. As pequenas incisões facilitam a entrada da cânula de lipoaspiração no peito.
- O seu cirurgião irá remover o excesso de pele e gordura do peito com um bisturi ou instrumento de cauterização com base no tamanho do seio que você deseja. Se seus seios são assimétricos, o cirurgião pode remover mais tecido de um seio que o outro. Ele irá então remodelar a pele remanescente e gordura para criar uma forma de mama mais jovem e mover o mamilo para uma posição superior.
- Na maioria dos casos, drenos serão colocado nos seios para recolher o excesso de fluido.
- As incisões são então fechadas com suturas que vão desde as camadas profundas do tecido para as camadas mais superficiais (pele).
O objetivo de seu cirurgião plástico estético e toda a equipe é para ajudar você a alcançar seios mais bonitos e com aparência natural de resultados, bem como para tornar a sua experiência cirúrgica o mais fácil e mais confortável possível.
Quais são as minhas opções?
O tamanho e a forma dos seus seios e a redução desejada são fatores que irão ajudar o seu cirurgião plástico determinar a melhor técnica para você. Em alguns casos, será possível evitar a incisão vertical que se estende desde a borda inferior das auréolas ao sulco da mama ou a incisão h orizontal debaixo da mama.
Se seus seios são extremamente grandes, os mamilos e aréolas podem ter de ser completamente removidos antes de serem reposicionados. Nesse caso, você vai ter tomado a decisão de sacrificar a sensação e a possibilidade de atingir o tamanho do peito desejado. Outra opção de redução de mama, o que é apropriado apenas em um seleto grupo de mulheres, é a lipoaspiração do seio.
Lipoaspiração para redução de mama
Lipoaspiração de mama pode ser bom para você, se você tem seios cheios, precisa de uma redução menor a moderada e não precisa corrigir flacidez. Aqui estão algumas considerações:
- Os resultados podem ser aceitáveis para as mulheres que precisam de redução significativa, mas não querem as cicatrizes e perda de sensação e estão dispostas a aceitar alguma flacidez.
- Com o início da menopausa, o tecido mamário é gradualmente substituído por gordura. As mulheres na pós-menopausa estão entre os melhores candidatas para a lipoaspiração.
- Os pacientes com tecido fibroso e gordura mínima em seus seios não são bons candidatos.
- A flacidez, pouca elasticidade do tecido, e baixa posição do mamilo também são contraindicações.
Como as cicatrizes das incisões ficarão?
Estas variam de acordo com o tipo de incisão o cirurgião estético sugere para você. Ele pode esconder algumas linhas de incisão no peito, mas outros serão visíveis na superfície da mama. Embora linhas de incisão sejam permanentes, na maioria dos casos elas vão desaparecer e melhorar significativamente ao longo do tempo. Cirurgiões plásticos fazem de tudo para esconder e minimizar cicatrizes, com o objetivo de alcançar os resultados desejados. Técnicas especiais de manipulação de tecidos e de sutura minimizam ainda mais cicatrizes.
Preparando-se para o procedimento
Como devo me preparar para um processo de redução de mama?
O seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias completas, responder a quaisquer perguntas que você possa ter e realizar um exame físico para determinar a sua aptidão para a cirurgia. Você também poderá fazer uma mamografia (se você estiver com mais de 40 anos de idade), eletrocardiograma ou radiografia de tórax.
Antes do seu procedimento, o cirurgião vai pedir para que você:
- Evite tomar aspirina, certos medicamentos anti-inflamatórios e alguns medicamentos à base de plantas que podem aumentar o sangramento.
- Pare de fumar pelo menos, seis semanas antes de se submeter à cirurgia para uma melhor cicatrização.
- Independentemente do tipo de operação a ser realizada, a hidratação é muito importante, antes e depois da cirurgia para recuperação segura e resultados críticos.
- Antes da cirurgia, estoque em sua geladeira alimentos com alto teor de proteína, alimentos pobres em sódio, incluindo refeições pré-prontas, frutas e vegetais frescos e bebidas livres de cafeína. Evite alimentos e bebidas que contenham sal durante a sua recuperação.
- Até você se recuperar, seus braços terão uma gama limitada de movimentos, por isso, guarde tudo que você precisar durante a recuperação em locais de fácil acesso.
- Descanse e durma continuamente em posição inclinada (ângulo de 25 a 45 graus) nos dias de pós-operatório inicial ou enquanto inchaço significativo permanecer.
- Evite banhos quentes, banheiras de hidromassagem e saunas por duas a três semanas.
- Decida o que você vai usar para os primeiros dias; escolha roupas que abrem na frente. Use chinelos, assim você evitar ter que se abaixar.
O que posso esperar no dia da cirurgia?
O seu cirurgião irá lhe dar uma estimativa de quanto tempo vai durar a sua cirurgia com base nos detalhes do seu plano cirúrgico.
- Os medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico.
- A anestesia geral é comumente usada durante o procedimento de redução de mama, apesar de anestesia local ou sedação endovenosa poder ser desejável em alguns casos.
- Para sua segurança durante a cirurgia, vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
- Seu cirurgião plástico irá seguir o plano cirúrgico discutido com você antes da cirurgia. Uma vez iniciada a operação, o cirurgião pode decidir combinar várias técnicas ou alterar uma técnica para assegurar o melhor resultado. É importante que você se sinta confortável e confie no seu médico para tomar essas decisões.
- Após o procedimento ser concluído, você será levado para uma área de recuperação, onde você continuará a ser acompanhada de perto.
- Após a cirurgia uma gaze volumosa será aplicada em torno de seus seios ou você também poderá usar um sutiã cirúrgico. Tubos de drenagem podem ser ligados a seus seios.
- Antes de sair de casa, você (ou alguém cuidando de você) deve sentir-se capaz de esvaziar e repor os drenos.
Você provavelmente receberá permissão para ir para casa depois de um curto período de observação, a menos que você e seu cirurgião plástico tenham feito outros planos para a sua recuperação pós-operatório imediato.
Cuidados posteriores e recuperação
O seu cirurgião irá discutir quanto tempo levará até que você possa retornar ao seu nível normal de atividade e trabalho. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre o seu tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre:
- Drenos, se eles foram colocados
- Os sintomas normais que você vai experimentar
- Potenciais sinais de complicação
Imediatamente após a cirurgia de redução de mama.
- Você terá um curativo cirúrgico sobre sua parte superior do tórax e, provavelmente, terá drenos provenientes de cada mama.
- Você vai sentir desconforto, mas a sua medicação irá evitar que você sinta dor.
- Depois de um tempo sob observação, você terá permissão para ir para casa, onde você precisará de alguém para cuidar de você nos próximos dias.
- Antes de receber alta, você terá instruções de como cuidar de suas incisões, incluindo informações sobre a frequência para alterar as ataduras e como esvaziar os tubos de drenagem.
- Quando o efeito da anestesia passar, você pode sentir um pouco de dor. Qualquer desconforto pode ser controlado com medicação. Se a dor for extrema ou constante, contate o seu médico.
- Você notará uma mudança no tamanho dos seios devido ao inchaço. Na maioria dos casos, este inchaço permanecerá durante semanas ou mesmo meses.
Período de tempo de recuperação após a redução de mama
É extremamente importante que você siga todas as instruções fornecidas pelo seu cirurgião. Isto incluirá informações sobre roupas de compressão, o cuidado de seus drenos, prescrição de remédios e o nível e tipo de atividade que é seguro para seu conforto. O cirurgião também irá fornecer instruções detalhadas sobre os sintomas normais que você possa experimentar e quaisquer sinais de complicações. É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito.
Aqui está uma ideia geral do que você pode esperar:
- Seus drenos provavelmente serão removidos sua primeira consulta de acompanhamento, que é geralmente na primeira semana após a cirurgia.
- Mantenha as incisões secas. De qualquer maneira, o seu cirurgião lhe dará instruções de cuidados específicos em sua consulta pré-operatória ou enviá-los para casa com você no dia de sua cirurgia.
- Os locais de incisão serão verificados e seus pontos retirados em cerca de dez dias.
- Enquanto você estiver de repouso, verifique sua temperatura regularmente. Uma temperatura elevada pode significar uma infecção.
- Tal como acontece com todas as cirurgias, o inchaço vai ser um problema. Você pode estar inchada por até três a quatro meses, embora isso possa ser muito leve e só notado por você. Seus seios, é claro, ficarão menores do que eram antes. Para tratar do inchaço prolongado, aumente a ingestão de líquidos (de preferência água) e evite alimentos com sódio.
- Contusões podem ou não aparecer após a cirurgia. Outros efeitos colaterais comuns durante a recuperação incluem dormência ou alterações na sensibilidade do mamilo e comichão em torno dos locais de incisão. Estes efeitos secundários devem diminuir ao longo das próximas semanas, com alguns efeitos residuais com duração de até três meses após a cirurgia.
- É importante dormir com pelo menos dois ou três travesseiros macios sob a parte superior das costas e na cabeça para manter o tronco elevado. Isso ajuda a aliviar a pressão sobre a área tratada, reduzindo o inchaço e dor.
- Você pode ser solicitado a tomar banhos de esponja até que as incisões fiquem completamente fechadas e suas suturas serem removidas. Você pode não ser capaz de lavar o cabelo por um tempo por conta da impossibilidade de levantar as mãos sobre sua cabeça. Se você precisar lavar o cabelo, tenha alguém para ajudá-la.
- O cirurgião provavelmente irá aconselhá-la a andar e se movimentar para prevenir coágulos sanguíneos e inchaço. Você será instruída a não exercer ou envolver-se em atividades extenuantes por pelo menos três a quatro semanas. Não levante nada mais de cinco quilos e tente não erguer seus braços acima da cabeça até que seu cirurgião libere você para a atividade. A permissão para se movimentar por completo deve acontecer entre seis a dez semanas, dependendo de quão bem você estiver. Dentro de seis meses, você deve ser capaz de fazer todas aquelas coisas que você queria fazer, mas não podia por causa dos seus seios.
Quanto tempo durarão os resultados?
A menos que você ganhe ou perca uma quantidade significativa de peso ou fique grávida, seus seios vão ficar com um tamanho consistente. No entanto, a gravidade e os efeitos do envelhecimento acabará por fazer com que seus seios fiquem flácidos ao longo do tempo.