Também conhecido como lifting mamário, a mastopexia é indicada para quem possui flacidez nas mamas, seios de tamanhos irregulares, pouco volume da mama, mamilos caídos ou as aréolas esticadas (a área mais escura ao redor dos mamilos). O procedimento devolve uma forma jovem e sustentada para os seus seios. Se houver pouco ou muito volume de mama, a mamoplastia de aumento ou mamoplastia redutora pode ser recomendada em conjunto com a mastopexia.
Quando a considerar a Mastopexia
- Gravidez, amamentação, ação da gravidade, ganho ou perda de peso, o envelhecimento normal, e hereditariedade influenciam na forma dos seus seios, resultando em flacidez.
- Se o seu cirurgião pensa que os implantes mamários não conseguem sozinhos alcançar o contorno desejado.
- Se o tecido que rodeia o mamilo ou aréola estiver esticado.
Considerações
Prós
- Você melhorará a projeção e a simetria da mama.
- Seus seios vão ter uma aparência mais jovem.
- Você vai parecer melhor com ou sem roupa e se sentir mais autoconfiante.
Contras
- Os efeitos de uma mamoplastia de aumento podem diminuir lentamente ao longo do tempo por causa da gravidade e do envelhecimento.
- A mamoplastia de aumento deixa cicatrizes que serão escondidas com um sutiã ou maiô.
- Engravidar após a cirurgia pode comprometer os resultados cirúrgicos.
Eu sou uma boa candidata para a mastopexia?
Se você estiver cada vez mais descontente com a flacidez de seus seios, você pode perguntar o que o cirurgião pode fazer por você. Não se surpreenda se ele sugerir a combinação de aumento dos seios ou a redução de mama com a mastopexia. A combinação de procedimentos pode ser necessária para atingir seus objetivos estéticos. A seguir estão algumas razões comuns que você pode querer considerar a mastopexia:
- Os seios estão pendentes, mas em bom tamanho.
- Falta substância ou firmeza.
- Seus mamilos e aréolas apontam para baixo.
- Seus seios parecem diferentes um do outro; uma mama pode parecer firme e bem posicionada, enquanto a outra não.
- As mamas não são iguais em tamanho.
- Seus seios são relativamente pequenos.
- Seus seios grandes e pesados podem ser levantados, mas os resultados podem não ser tão duradouros como a mastopexia em seios pequenos; o peso dos seios maiores atrapalha alterações cirúrgicas.
- Se você pretende ter filhos, você pode querer adiar a mastopexia. A gravidez pode esticar os seios e reduzir o seu volume, comprometendo seus benefícios.
Se estiver com a saúde em dia, atitude positiva e expectativas realistas, é provável que você seja uma boa candidata para a mamoplastia de aumento.
Sobre o procedimento
Como é realizada a mastopexia?
A mastopexia é realizada sob anestesia geral ou sedação intravenosa. Diferentes técnicas para a remoção de pele da mama e remodelação do peito determinam a localização das incisões e cicatrizes resultantes. O seu cirurgião irá selecionar uma técnica baseada no tamanho do seio e na forma, tamanho e posição da aréola, o grau de flacidez da mama, qualidade e elasticidade da pele e a pele extra que você tem.
- Seu cirurgião plástico irá remover o excesso de pele do peito e deslocar o mamilo e aréola para uma posição superior.
- Se a sua auréola estiver esticada, ela pode agora ser reduzida de tamanho.
- A pele que antigamente ficava acima da aréola é utilizada para remodelar o peito.
- O seu cirurgião irá remover o excesso de pele e fechar as incisões, apertando a pele, costurando o peito para trás e colocando suturas profundas no tecido da mama para apoiar a nova posição do peito por um longo período de tempo.
- As cicatrizes são geralmente escondidas sob os seios, apesar de alguma cicatriz leve poder ser vista na parte superior do peito.
- Os mamilos e aréolas permanecem ligados a montes de tecido, e isso geralmente permite a preservação da sensibilidade e da capacidade de amamentar.
- Para alguns pacientes, pode ser possível evitar a incisão horizontal por baixo do peito, bem como a incisão vertical que se estende desde a borda inferior da aréola à prega da mama. Se você é um bom candidato para a técnica modificada, o cirurgião plástico irá discutir isso com você.
Quais são as minhas opções?
Aqui está uma descrição dos diferentes padrões de incisão e técnicas que o seu cirurgião plástico irá escolher:
- A incisão “âncora”, feita em torno da aréola em direção ao o sulco da mama produz mais cicatrizes. É para as mulheres com um grau severo de flacidez que não serão beneficiadas por técnicas menos invasivas. Esta incisão, a qual é a técnica mais antiga, é muitas vezes usada na combinação da mastopexia com a redução de mama.
- O “buraco da fechadura”, feita em torno do perímetro da aréola e em direção a parte inferior da aréola até o sulco da mama, é adequado para as mulheres com um grau moderado de flacidez e que não querem implantes mamários.
- A “incisão peri areolar”, feito em torno do perímetro da aréola, é adequada para as mulheres com um grau leve a moderado de flacidez. Quando utilizado por um profissional especializado em conjunto com a colocação de implantes, podem produzir um resultado satisfatório em quem possui uma curvatura mais pronunciada.
- O tipo “crescente” é uma incisão feita na metade superior da aréola. A peça em forma de meia-lua de pele é removida acima dessa linha, e a pele circundante é recolocada à aréola. Este tipo de corte é feito geralmente em conjunto com o aumento da mama em mulheres com menor flacidez.
- O “sem cicatrizes” e para um seleto grupo de mulheres mais preocupadas com a perda de volume do que flacidez.
Como ficarão as cicatrizes?
Elas variam de acordo com o tipo de incisão que o cirurgião sugere para você. Ele pode esconder algumas linhas de incisão nos contornos naturais do peito, mas outros serão visíveis na superfície da mama.
Um método comum de levantar os seios envolve três incisões:
- Ao redor das aureolas
- Ao longo das auréolas até os vincos da mama
- Horizontalmente ao longo das dobras da mama
Embora linhas de incisão sejam permanentes, na maioria dos casos elas vão desaparecer e melhorar significativamente ao longo do tempo. Cirurgiões plásticos fazem de tudo o para colocar as cicatrizes em áreas escondidas e minimizá-las, com o objetivo de alcançar os resultados desejados com a cicatriz mais curta possível. Técnicas especiais de manipulação de tecidos e de sutura minimizam ainda mais cicatrizes.
Preparando-se para o procedimento
Como devo me preparar para a Mastopexia?
O seu cirurgião irá fornecer instruções pré-operatórias, responder a quaisquer perguntas que você possa ter e realizar um exame físico para determinar a sua aptidão para a cirurgia. Se ele recomendar alterações no estilo de vida, faça o seu melhor para alcançá-los para garantir os melhores resultados e minimizar a chance de complicações.
Antes do seu procedimento, o cirurgião vai pedir para você:
- Parar de fumar por pelo menos seis semanas antes de se submeter a cirurgia para promover uma melhor cicatrização.
- Evite tomar aspirina, certos medicamentos anti-inflamatórios e alguns medicamentos à base de plantas podem aumentar o sangramento.
- Independentemente do tipo de operação a ser realizada, a hidratação é muito importante, antes e depois da cirurgia para recuperação segura.
- Até você se cicatrizar, seus braços terão uma gama limitada de movimentos, por isso guarde tudo o que você vai precisar durante a recuperação em lugares acessíveis.
- Descanse e durma em posição inclinada (ângulo de 25 a 45 graus) nos dias de pós-operatório, ou enquanto inchaço significativo permanecer.
- Evite banhos quentes, banheiras de hidromassagem e saunas de duas a três semanas.
- Use roupas fáceis de serem vestidas e calçados que não exijam que você se abaixe.
O que posso esperar no dia da cirurgia ?
O seu cirurgião irá lhe dar uma estimativa de quanto tempo vai durar a sua cirurgia com base nos detalhes do seu plano cirúrgico.
- Os medicamentos serão administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico.
- A anestesia geral é comumente usada durante a mastopexia, apesar da anestesia local ou sedação endovenosa poder ser desejável em alguns casos.
- Para sua segurança durante a cirurgia, vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
- O seu cirurgião irá seguir o plano cirúrgico discutido com você antes da cirurgia.
- Uma vez que a operação começou, o cirurgião pode decidir combinar várias técnicas ou alterar uma técnica para garantir o melhor resultado. É importante que você se sinta confortável e confie no seu médico para tomar essas decisões.
- Após a cirurgia uma gaze volumosa (curativo) será envolvida em torno de seus seios e peito ou você pode usar um sutiã cirúrgico. Tubos de drenagem podem ser ligados a seus seios.
- Você será levado para uma área de recuperação, onde continuará a ser acompanhada de perto.
- Antes de sair de casa, você (ou alguém cuidando de você) deve sentir-se capaz de esvaziar e repor os drenos.
Cuidados posteriores e recuperação
O seu cirurgião irá discutir quanto tempo levará até que você pode retornar ao seu nível normal de atividade e trabalho. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre o seu tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre:
- Drenos, se eles foram colocados.
- Os sintomas normais que você vai experimentar
- Sinais potenciais de complicações
Imediatamente após a cirurgia de mastopexia
Geralmente, você pode esperar ter que usar faixas, roupas de compressão e alguns drenos.
Quando o efeito da anestesia passar, você pode sentir um pouco de dor. Se ela for extrema ou de longa duração, entre em contato com seu médico. Você também perceberá alguma vermelhidão e inchaço após a cirurgia.
Contate o seu médico para saber se a sua dor, vermelhidão e inchaço são normais ou são sinais de um problema.
Outros efeitos colaterais comuns incluem dormência ou alterações na sensibilidade do mamilo, em torno dos locais de incisão e o aumento da firmeza no tecido mamário. Estes efeitos secundários devem diminuir ao longo das próximas semanas, com alguns efeitos residuais com duração de até três meses após a cirurgia.
Tempo de recuperação após a cirurgia de Mastopexia
É extremamente importante que você siga todas as instruções de cuidados do paciente fornecidas pelo seu cirurgião. Isto incluirá informações sobre roupas de compressão, o cuidado com seus drenos e tomar um antibiótico, se prescrito. O cirurgião também irá fornecer instruções detalhadas sobre os sintomas normais que você vai experimentar e quaisquer potenciais sinais de complicações. É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.
A primeira semana
- No dia seguinte à cirurgia, você será encorajado a sair da cama por curtos períodos de tempo.
- Depois de vários dias, você deve ser capaz de mover-se mais confortavelmente.
- Evite esforço, flexão e elevação, já que essas atividades podem causar aumento do inchaço ou até mesmo sangramento.
- Você provavelmente será instruído a dormir sobre suas costas para evitar a pressão sobre seus seios.
- Quaisquer drenos serão removidos dentro de alguns dias da cirurgia, momento em que seus curativos também podem ser alterados ou removidos.
- De dois a cinco dias, a sua região torácica pode estar sensível.
Duas semanas até seis semanas
- Após a mastopexia, muitas vezes é possível retornar ao trabalho dentro de uma semana, dependendo do seu trabalho.
- Você deve evitar o excesso de atividade física, pelo menos nas duas primeiras semanas após a cirurgia. Depois disso, seja extremamente gentil com seus seios durante o próximo mês.
- Evite atividade sexual por um período mínimo de uma ou duas semanas, mas o seu cirurgião plástico poderá aconselhá-la a esperar mais tempo. Depois disso, seja extremamente gentil com seus seios durante as próximas semanas.
- Você pode ser instruído a usar um sutiã de apoio por algumas semanas até que o inchaço e descoloração de seus seios diminuam.
- Geralmente, os pontos serão removidos ao longo de um período de cerca de três semanas, com início uma semana após a cirurgia.
- Você pode notar menor sensibilidade nas áreas mamilo e aréola. Isso geralmente é temporário; no entanto, pode levar semanas, meses ou até mais de um ano antes que a sensação retorne ao normal.
- Seus seios podem exigir algum tempo para assumir uma forma mais natural.
- As incisões ficarão inicialmente vermelhas ou rosadas. Elas irão permanecer desta forma por muitos meses após a cirurgia.
- Em muitos casos, você pode retomar a maioria de suas atividades normais, incluindo algum tipo de exercício leve, depois de várias semanas.
- Você pode continuar a sentir algum desconforto leve, durante este tempo. Se você tiver dor forte, informe o seu médico.
Quanto tempo durarão os resultados da Mastopexia?
Se a mastopexia for realizada corretamente, seus seios não devem retornar à sua inclinação pré-operatória durante décadas, supondo que você não tenha flutuações significativas de peso ou fique gravida. Normalmente, os cirurgiões esculpem todo o tecido mamário, criando uma sustentação mais duradoura.