Pergunte ao Doutor

Clareamento de manchas

Clareamento de manchas

Diversos distúrbios cutâneos podem levar ao surgimento de alterações pigmentares (manchas) na face e no corpo. Entre eles, podemos citar o melasma (mancha gravídica), as melanoses solares (manchas senis), as efélides (sardas) e a hiperpigmentação pós-inflamatória.

A maioria das manchas escuras da pele é resistente aos tratamentos com cremes clareadores e medicações via oral, isoladamente ou em combinação. Devido à isso, o uso dos Lasers e da Luz Intensa Pulsada é considerado o padrão-ouro para o clareamento da maioria das manchas resistentes da pele. Entre as tecnologias disponíveis atualmente, o Laser de Rúbi SINON e o Laser Nd:YAG Acroma são muito bem indicados por possuírem a tecnologia Q-switched, que faz com que o clareamento das manchas seja obtido com o máximo de eficácia e segurança.

Laser de rubi SINON e Laser Nd:YAG Acroma

Como o Laser clareia as manchas de pele?

O laser emite uma luz radiante de alta energia e num tempo extremamente curto, que destrói seletivamente o pigmento das manchas de pele, causando mínimos danos a outras camadas da pele e às áreas ao redor. O pigmento, alvo do laser, é a melanina, substância que determina o tom da pele, e que se encontra dentro de estruturas conhecidas como melanossomos. O Laser causa a fragmentação das partículas dentro dos melanossomos , sendo que as micropartículas geradas neste processo são eliminadas naturalmente e gradativamente pelo sistema imunológico do corpo.

Quais as manchas que podem ser tratadas?

  • Manchas superficiais (epidérmicas): lentigos simples, lentigos solares (manchas solares, manchas senis), efélides (sardas), manchas café-com-leite, nevus Spilus.
  • Manchas profundas (dérmicas): nevus de Becker, nevus de Ota, nevus de Ito, hiperpigmentação pós-inflamatória.

Quantas sessões são necessárias?

O tratamento contra manchas na pele feito pelo Laser é relativamente rápido. Manchas solares normalmente requerem de uma a três sessões. Outras condições, tais como efélides, nevos e hiperpigmentações, podem ser clareadas em duas a quatro sessões. As sessões têm duração média de 5 a 20 minutos.

Quais os cuidados após os tratamentos?

Visto que há a formação de crostas leves na área tratada, é de suma importância a limpeza freqüente da área tratada e a fotoproteção para evitar a evolução para hiperpigmentação pós-inflamatória no local.

Remoção de manchas a laser - Dermatologista Curitiba

Luz intensa pulsada

A luz intensa pulsada é a emissão de um feixe de luz que é absorvido por estruturas cutâneas específicas, levando à destruição ou bioestimulação das mesmas. No caso das manchas cutâneas, o pigmento da pele (melanina) é destruído e absorvido posteriormente pelo organismo. Por permitir uma calibração de acordo com o tipo de pele a ser tratada, o equipamento atua com os parâmetros exatos necessários para cada situação, o que torna o procedimento muito seguro e eficaz.

Quanto tempo dura uma sessão?

Assim como com o Laser, depende bastante da área a ser tratada. Mas a média é de 20 a 30 minutos.

Quantas sessões são necessárias?

O número depende do tipo de pele e do problema a ser tratado. No caso das manchas faciais e corporais, podem ser necessárias 3 a 6 sessões, dependendo do local tratado e das características das manchas e da pele do paciente. Porém, os resultados já podem ser observados após a primeira aplicação. Os intervalos entre as sessões são de 30 dias.

Quais cuidados o paciente deve ter após o tratamento?

O paciente pode retornar às atividades habituais logo após o tratamento, pois a leve vermelhidão desaparece em apenas algumas horas. Nos dias seguintes, podem aparecer algumas pequenas crostas, mas que somem em pouco tempo. O paciente deve evitar exposição solar e usar protetor específico regularmente.

 

Agende uma consulta em Curitiba: (41) 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Tratamentos Relacionados