A medicina psicossomática lida com o surgimento e o tratamento de doenças levando em consideração os aspectos psicológicos do paciente, que tanto podem ter sido a causa ou agravante do seu estado de saúde. A união das características físicas e mentais do paciente leva à uma melhor compreensão da doença e seus sintomas, consequentemente ajudando o médico no diagnóstico preciso e no tratamento adequado.
As áreas de atuação da medicina psicossomática são principalmente sobre o stress e suas variadas formas de manifestação e traumas físicos, psicológicos e sociais. O paciente com esse tipo de distúrbio vive mal e apresenta vários sintomas que prejudicam todos os aspectos da sua vida.
Cada paciente manifesta esse estresse de uma maneira, mas o que se sabe de comum é que há um prejuízo no sistema imunológico do indivíduo. Com isso, o corpo fica mais fragilizado e suscetível a outras doenças.
Algumas doenças/sintomas que podem ter origem psicossomática incluem:
- Asma
- Rinite
- Enxaqueca
- Gastrite
- Úlcera péptica
- Impotência e outras disfunções sexuais;
- Hipertensão arterial
- Fibromialgia
- Alergias
Três fatores principais interferem no surgimento e também no tratamento das doenças psicossomáticas: qualidade/ estilo de vida, herança genética e fator psicoafetivo (manejo das emoções). Assim, é importante durante o tratamento que se adote hábitos de vida saudáveis como a pratica de exercícios físicos, alimentação saudável, hábitos de sono regulares.
Também é imprescindível a escolha de um médico capacitado e de confiança para o tratamento, ele lhe transmitirá segurança e isso é fundamental para o processo de cura.
O Dr. Alexandre Shwetz atua há 33 anos na área de clínica médica, e é especialista em medicina psicossomática. Entre em contato com a clínica CMP e agende uma consulta.