Dermatologia
O maior órgão do corpo precisa de cuidados.
Ter uma pele saudável e esteticamente satisfatória é a vontade da maioria das pessoas. Para conquistar e manter a saúde da pele, contamos com alguns aliados: medicamentos, tratamentos de alta tecnologia e cosméticos, além de cuidados com a saúde em geral. E o principal: o dermatologista. É ele o profissional especializado em prevenir e tratar doenças no maior órgão do corpo humano: a pele.
- Dermatologia geral, que trata de doenças da pele, como alergias, tumores e infecções cutâneas, e também inclui o diagnóstico e tratamento das doenças das unhas, pêlos e cabelos;
- Dermatologia pediátrica, que engloba as doenças da pele nas crianças, manchas de nascença e doenças genéticas;
- Dermatologia estética, campo da especialidade que foca na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo e melhora da autoimagem. Inclui os tratamentos estéticos com tecnologias modernas, como o laser;
- Dermatologia cirúrgica, que se baseia principalmente no tratamento cirúrgico de lesões e tumores benignos e malignos da pele.
Quando devo procurar um dermatologista?
Um dermatologista deve ser procurado sempre que você sentir algo diferente com sua pele, cabelo e unhas. Surgimento de manchas e sinais (tanto na pele como nas unhas), feridas sem causa aparente e queda de cabelo são alguns motivos para se procurar um profissional da área.
Vale a pena ressaltar que consultas periódicas com seu dermatologista devem fazer parte de sua rotina, principalmente se você tem algum histórico de doença de pele na família. Em pessoas com pré-disposição ao câncer de pele, o sol pode atuar como fator desencadeante de lesões desse tipo. Assim como em outros tipos de câncer, quanto antes se der o atendimento e o inicio do tratamento, maiores as chances de cura.
Outro motivo pra se procurar um profissional dermatologista é o desejo por tratamentos estéticos. Com o passar do tempo, a pele começa a ficar mais frágil, o que acarreta em mudanças nas suas camadas e consequente redução da sua espessura. Neste processo, há também a diminuição na produção de colágeno, substância que garante a firmeza da pele. As consequências são marcas de expressão, olheiras, rugas, manchas e aumento da flacidez. Atualmente, há diversos meios de amenizar os efeitos do tempo sobre a pele.