A dermatoscopia é um exame não invasivo para avaliação de pintas, manchas e lesões. Com ele, é possível detectar tanto lesões pigmentadas quanto não pigmentadas, além de diferenciá-las em benignas ou malignas. Constitui numa importante ferramenta no combate ao câncer de pele e outras doenças, e também pode ser usado em cabelos, unhas e mucosas.
Sobre o procedimento de Dermatoscopia
O procedimento é indolor, e é realizado no consultório com a ajuda do dermatoscópio. O dermatoscópio é um aparelho que amplia a imagem da pele; assim o médico consegue ver a estrutura da pinta e definir a necessidade de tratamento. Há dois tipos de exame: a dermatoscopia manual, na qual o médico avalia a lesão utilizando somente o dermatoscópio; e a dermatoscopia digital, onde o dermatologista acopla o aparelho em uma câmera digital para um registro e acompanhamento mais minuciosos.
Quando considerar o tratamento de Dermatoscopia
- Se tiver muitas pintas (chamadas nevos) ou manchas pelo corpo;
- Se tiver a pele muito clara, olhos claros ou for ruivo;
- Se tiver se submetido à intensa exposição solar ao longo da vida;
- Se tiver histórico de câncer de pele na família;
- Se aparecerem lesões suspeitas;
É importante procurar um dermatologista sempre que notar o aparecimento de uma pinta, mancha ou lesão.
Prós
- Exame de alta eficácia, rápido e realizado pelo médico no consultório;
- Não invasivo e sem a utilização de substancias químicas que possam causar algum dano (permitido a gestantes)
- Sem contra indicação de idade: desde crianças ate idosos podem ser submetidos.
- Não necessita de período de recuperação
Contras
Não há desvantagens.
Como se preparar:
O exame não necessita de cuidados especiais pré-procedimento. Em algumas regiões com grande quantidade de pelos pode ser necessário apará-los.
Cuidados após o procedimento
A dermatoscopia não necessita de período de recuperação após o procedimento. É importante seguir a conduta recomendada pelo médico, respeitando os intervalos entre consultas.
Quanto tempo duram os resultados?
Por ser um exame de alta eficácia, a dermatoscopia é um procedimento que garante uma maior taxa de sucesso nos tratamentos de lesões de pele. É uma ferramenta de detecção precoce de doenças, e quanto antes uma enfermidade for diagnosticada, maior as chances de cura.