O dermatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças de pele, cabelo e unhas. Os cuidados passam tanto pela busca da saúde dessas áreas nobres do corpo humano, como da beleza. As possibilidades de tratamento são ampla, o que demonstra a complexibilidade da especialidade da dermatologia.
Pele
Formada por três camadas com funções distintas, a pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, exige cuidados intensos e constantes para a manutenção de sua saúde e também de sua aparência. Cuidados como a higienização adequada e a proteção contra os raios solares estão entre os mais básicos e importantes a se ter em relação à pele. Porém, é muito comum que as pessoas não saibam fazê-los adequadamente.
É nesses casos que o papel do dermatologista também se faz necessário. Ele poderá indicar com propriedade produtos a serem usados na pele, bem como ensinar as melhores formas de higienizá-la. Também é possível contar com o dermatologista toda a vez que alguma marca cause suspeita de ser um problema maior. Algumas características específicas em manchas e pintas podem ser os primeiros sinais do câncer de pele e somente através da avaliação de um dermatologista experiente é possível ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento imediato.
Cabelos
Além da função estética, o cabelo e os pêlos do corpo são responsáveis pela proteção da pele contra a radiação solar, diminuição do atrito com a pele e a proteção de orifícios. Em alguns locais, os pelos também são responsáveis pelo aparelho sensorial.
No que diz respeito ao seu crescimento, os pêlos do corpo possuem um padrão característico, alternando fases de crescimento com fases de repouso. A duração e intensidade dessas fases dependerão da localização do pêlo.
O cabelo chega a crescer, em média, um centímetro por mês e uma pessoa chega a possuir cem mil fios, sendo esperado que cerca de 100 a 200 fios caiam por dia. O ciclo de crescimento do fio dura normalmente quatro anos. Há pessoas com ciclos capilares de oito anos, e outras de dois. Esse ciclos discrepantes ocorrem nos diferentes sexos: homens com ciclos menores e mulheres, maiores.
Para o dermatologista, assegurar o crescimento normal e saudável dos pêlos e dos cabelos é essencial. Além de tratar de problemas como a calvície e a alopecia, também é missão do médico dermatologista verificar se há algum problema na pele subjacente aos pêlos e cabelos. Algumas doenças podem causar danos irreversíveis aos cabelos e pêlos, se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente.
Unhas
O dermatologista também é responsável pela saúde das unhas. Muitas vezes, elas são a porta de entrada para infecções e doenças, bem como grandes indicadoras de outros tipos de problemas no organismo. Portanto, uma avaliação detalhada das unhas durante a consulta dermatológica é fundamental.
Com o dermatologista, é possível tratar diversos problemas das unhas, como o seu enfraquecimento e o descolamento, que podem ser também consequência de doenças como a psoríase e o câncer de pele. A onicocriptose, também conhecida como unha encravada, é um dos problemas mais comuns na região das unhas.