Lesões na pele na infância

Logo no começo da vida, os bebês possuem todo o sistema imunológico muito frágil e em desenvolvimento. É normal que até seu fortalecimento, o bebê esteja exposto a uma série de influências externas nocivas. Isso inclui a pele, que é muito delicada e precisa de cuidados bastante atenciosos.

Através de seus conhecimentos, o médico pediatra e/ou o dermatologista podem auxiliar no diagnóstico e no tratamento de lesões que ocasionalmente podem vir a aparecer na pele das crianças, assim como orientar os pais sobre quais produtos são adequados ou não para a pele dos bebês.

Tanto pomadas, como cremes e perfumes – por mais que sejam dermatologicamente testados – ainda precisam passar pelo maior dos testes: o do próprio bebê. Existem várias recomendações médicas para que seja evitado o uso de cosméticos logo nos primeiros momentos da vida dos filhos. Mas não são apenas os produtos utilizados na pele que podem causar algum problema na pele. O próprio ambiente onde o bebê vive e as roupas e fraldas que utiliza podem causar reações alérgicas.

Tratamento para lesões na pele de criança - Dermatologia pediátrica Curitiba

Cosméticos, ambiente e roupas podem causar reações alérgicas no bebê.

Doenças mais comuns

No geral, os bebês estão mais propensos a desenvolver problemas de pele por terem uma camada mais fina que a dos adultos. Além disso, suas glândulas sebáceas produzem menos óleo, enquanto suas glândulas sudoríparas uma quantidade menor de suor. Ambas também servem como agentes na manutenção da saúde da pele. Abaixo, você encontra os tipos mais comuns de problemas de pele em crianças.

Dermatite

Dermatite nada mais é do que uma inflamação da pele. Nas crianças, isso ocorre por causa do contato com a urina e as fezes. Por isso é importante trocar rapidamente a fralda toda a vez que ela estiver suja. Quanto mais tempo a criança passa em contato com a sujeira, mais fácil se torna para a proliferação de fungos e bactérias, favorecendo o aparecimento de infecções.

Doenças infecciosas

O HPV é uma doença que pode ocorrer em qualquer local do corpo do bebê, fazendo com que verrugas de superfície áspera apareçam em sua pele. O tratamento é simples, basta acompanhar a evolução das lesões, mas alguns casos exigem crioterapia e curetagem.

Prurido ou Estrófulo

Esse é um problema que aparece em resposta à reação que acontece quando as crianças são picadas por algum inseto. Ela é caracterizada pelo aparecimento de diversas bolinhas no local da picada. O uso de medicamentos só é indicado nos casos mais graves, e a melhor prevenção é o uso de repelentes. Porém é preciso tomar cuidado para que a criança não entre em contato com o produto utilizado para eliminar os insetos, pois são químicos fortes para a pele.

Lesões na pele na infância - Dermatologia Pediátrica Curitiba - Clínica CMP

A quem devo procurar?

Para tratar dos problemas de pele dos filhos, você pode recorrer tanto ao dermatologista quanto ao pediatra.

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba: 41 3022-4242