A cirurgia de lipoaspiração esculpe seu corpo, eliminando bolsas de gordura que a dieta e exercícios não conseguiram queimar. A lipoaspiração pode ser feita em diversas regiões do corpo, como as nádegas, quadris, coxas, panturrilhas, tornozelos, seios (incluindo mamas masculinas), costas, braços e pescoço e abdome, a região mais popular. É comum que o procedimento seja combinado com outros para melhor alcançar o resultado desejado.
Quando a considerar a lipoaspiração
- Se você tiver gordura localizada que são desproporcionais com o resto do seu corpo.
- Se você quiser mais definição ou um contorno mais elegante em determinadas áreas do seu corpo.
- Se a sua elasticidade da pele é boa (lipoaspiração remove a gordura, mas dá firmeza à pele).
Considerações
Prós
- Fará suas roupas se encaixarem melhor e seu corpo parecer mais magro.
- Utiliza pequenas incisões, que resultam em cicatrizes menores do que os procedimentos de contorno corporal abertos.
- Pode ser feito sob sedação, com menos riscos e tempo mais curto do que procedimentos semelhantes.
Contras
- Os resultados podem ser afetados por ganho de peso, envelhecimento e gravidez.
- Lipoaspiração não é para melhorar a aparência da celulite ou pele flácida.
- Você pode precisar perder peso para ser um melhor candidato para a lipoaspiração.
Sou uma boa candidata à lipoaspiração?
Para algumas pessoas, a dieta e o exercício pode não eliminar algumas camadas de gordura. A seguir estão algumas razões comuns para considerar a lipoaspiração:
- Você tem uma quantidade mínima de excesso de pele e de boa elasticidade. A perda de elasticidade da pele com a idade pode comprometer os resultados de lipoaspiração, mas se sua pele mantém a elasticidade, a idade por si só não é uma contraindicação para a cirurgia de lipoaspiração.
- Você possui gordura localizada no abdômen, braços, coxas e pescoço, que podem ser o resultado da hereditariedade e não desaparecem com dieta e exercício.
- Você está em boa forma física, não está mais de 20 quilos acima do peso, e ele é estável. Se você está planejando a perder uma quantidade significativa de peso ou até mesmo ganhar (por exemplo, devido à gravidez), este não é o momento de se submeter à lipoaspiração.
- Tenha em mente que a lipoaspiração não elimina a celulite e não pode resolver problemas de flacidez. Seu cirurgião poderá recomendar outros procedimentos para melhorar essas condições.
Sobre o procedimento
Como é realizada a lipoaspiração?
A lipoaspiração remove a gordura do seu corpo usando a sucção. Neste processo, finos tubos são inseridos através de pequenos cortes na pele. Seu cirurgião plástico move estes tubos sob a pele para atingir os depósitos de gordura e, em seguida, aspirá-los. Há uma variedade de técnicas que facilitam a lipoaspiração:
- Lipoaspiração tumescente é o tipo em que o cirurgião insere uma solução anestésica na região a ser aspirada, fazendo com que os vasos sanguíneos se encolham. Isto permite a lipoaspiração com o paciente sob anestesia local, minimizando a perda de sangue e reduz a dor pós-operatória e sangramento.
- A lipoaspiração de sucção assistida é a forma mais tradicional de lipoaspiração, extrai gordura para através de canulas para aspiração.
- A lipoaspiração assistida por ultrassom transmite energia através de uma ponteira especial que ajuda a soltar e derreter a gordura, permitindo que um maior volume de gordura seja retirado. Este procedimento é mais indicado para áreas maiores, onde a gordura é densa.
- O VASER é uma variação da lipoaspiração assistida por ultrassom, em que uma canula com vários sulcos dispersa uniformemente a energia, melhorando o rompimento e a remoção de gordura. Essa técnica também é conhecida como lipoaspiração de alta definição pois permite que o cirurgião modele e acentue a região desejada.
- A lipoaspiração assistida por laser é uma tecnologia relativamente nova. O laser funciona como o ultrassom para romper as células de gordura e fazer a remoção de gordura mais eficiente e menos traumática.
Como ficarão as cicatrizes da lipoaspiração?
- Como as incisões de lipoaspiração são pequenas, as cicatrizes também são pequenas.
- A quantidade ou grau de cicatrização depende da técnica do cirurgião e suas tendências genéticas.
- A maioria das cicatrizes de lipoaspiração desaparecem e são quase imperceptíveis com o tempo. Cicatrizes visíveis são mais prováveis quando o paciente tem pele pigmentada.
- Existem dois tipos de marcas que podem permanecer na pele após a lipoaspiração. A cicatriz e a discromia, que é um local escuro (hiperpigmentado) ou clareado (hipopigmentada) sobre a pele.
- Geralmente, as incisões são muito pequenas e colocadas em zonas escondidas. Algumas vezes, dependendo da área, as incisões podem não ser escondidas.
Preparando para o seu procedimento
Como devo me preparar para um procedimento de lipoaspiração?
Seu cirurgião irá lhe fornecer instruções pré-operatórias, responder a quaisquer perguntas que você possa ter e realizar exames para determinar a sua aptidão para a cirurgia.
Antes do procedimento, o cirurgião vai pedir para você:
- Parar de fumar antes de se submeter à cirurgia para melhor cicatrização.
- Evitar tomar aspirina, certos medicamentos anti-inflamatórios e alguns medicamentos à base de plantas que podem aumentar o sangramento.
- Independentemente do tipo de operação a ser realizada, a hidratação é muito importante, antes e depois da cirurgia para recuperação segura.
- Se o seu cirurgião recomendar alterações de estilo de vida, faça o seu melhor para alcançá-los para garantir os melhores resultados e minimizar a chance de complicações.
A cirurgia de lipoaspiração é normalmente realizada em caráter ambulatorial. Se este for o caso, certifique-se de pedir para alguém te levar para casa após a cirurgia e ficar com você, pelo menos durante a primeira noite após a cirurgia. Se você estiver passando por uma lipoaspiração de grande porte, você pode ser convidado a permanecer no centro cirúrgico durante a primeira noite.
O que posso esperar no dia da cirurgia de lipoaspiração?
A maioria dos procedimentos de lipoaspiração dura, aproximadamente, 90 minutos ou menos, mas pode levar mais tempo dependendo da quantidade de gordura que é removida e o número de locais de lipoaspiração. Se vários locais de ambos os lados do corpo são aspirados, o processo pode levar mais de três horas.
- Você receberá medicamentos para tornar o procedimento mais confortável. Com frequência anestesia local e sedação intravenosa são usados para pacientes submetidos à lipoaspiração, embora a anestesia geral seja por vezes desejável.
- Para sua segurança durante a operação, vários monitores são usados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
- Seu cirurgião plástico irá seguir o plano cirúrgico discutido com você. Uma vez que a operação começar, ele pode decidir combinar várias técnicas ou alterar uma técnica para garantir o melhor resultado. É importante que você se sinta confortável e confie no seu médico para tomar essas decisões.
- Após a cirurgia, você será levado para uma área de recuperação, onde continuará a receber cuidados. Você provavelmente irá vestir uma roupa de compressão para ajudar a “encolher” a pele. Muitos pacientes comentam que a região trabalhada fica dolorida como se tivesse passado por uma sessão de exercício intenso.
Cuidados posteriores e recuperação
O seu cirurgião irá discutir quanto tempo levará até que você possa retornar ao seu ritmo normal de trabalho. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre o tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre:
- Drenos e como cuidar deles
- Os sintomas que você possivelmente irá experimentar
- Quaisquer potenciais sinais de complicações
Imediatamente após sua cirurgia de lipoaspiração
As incisões onde o médico inseriu a cânula podem apresentar vazamentos por alguns dias. Em alguns casos, o médico poderá introduzir um tubo de drenagem para retirar fluido da região.
Você vai usar roupas apertadas para manter a pele comprimida. O seu médico irá indicar o período que se deve usar essa roupa.
Quando o efeito da anestesia passar, você pode sentir um pouco de dor. Se a dor for insuportável ou de longa duração, entre em contato com seu médico. Você também perceberá alguma vermelhidão e inchaço após a cirurgia. Em alguns casos, o inchaço vai permanecer durante semanas ou mesmo meses. Contate o seu médico para saber se a dor, vermelhidão e inchaço são normais ou um sinal de algum problema.
Tempo de recuperação após a lipoaspiração
É extremamente importante que você siga todas as instruções fornecidas pelo seu cirurgião. Isto incluirá informações sobre roupas de compressão, antibióticos e do nível de atividade permitido. O cirurgião também irá fornecer instruções detalhadas sobre os sintomas normais que você irá experimentar e quaisquer potenciais sinais de complicações. É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.
As duas primeiras semanas
- Nos primeiros dias após a cirurgia, você deve descansar tranquilamente mantendo elevada a parte do corpo afetada, se possível. Lembre-se, você não deve tomar aspirina ou certos medicamentos anti-inflamatórios.
- Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, você poderá ter inchaço e hematomas. O inchaço desaparecerá dentro de duas a três semanas, mas pode haver um ligeiro inchaço residual por até quatro meses. Hematomas são normais e geralmente desaparecem dentro de sete a dez dias.
- Suturas, se colocadas, geralmente são removidas entre sete a dez dias após a lipoaspiração.
- Não fume depois da cirurgia de lipoaspiração para evitar tosse e sangramento. Não beba álcool durante cinco dias após a cirurgia ou enquanto tiver que tomar medicação para dor.
- Evite esforço ou se curvar. Em muitos casos, você vai ser capaz de retomar a maioria de suas atividades normais dentro de dez dias ou menos.
- Os pacientes costumam retornar ao trabalho dentro de poucos dias após um procedimento de lipoaspiração.
Entre duas a seis semanas
- É importante caminhar por alguns minutos após a lipoaspiração para diminuir o inchaço e prevenir coágulos sanguíneos nas pernas. No entanto, evite exercício intenso entre quatro a seis semanas, porque ele pode provocar retenção de líquidos desnecessários nas áreas tratadas.
- Você deve esperar um período mínimo de seis semanas antes da exposição ao sol, incluindo banhos de sol, por causa da possibilidade de inchaço.
Recuperação a longo prazo
Como o processo de cicatrização é gradual, o resultado desejado deve ser completamente visível após alguns meses. As visitas ao consultório para acompanhamento continuarão por várias semanas e, em seguida, depois de vários meses em intervalos prescritos.
Quanto tempo durarão os resultados da Lipoaspiração?
Os resultados da cirurgia lipoaspiração são tecnicamente permanentes porque as células de gordura foram removidas. No entanto, o seu corpo e os contornos podem ser afetados pelo ganho de peso, o envelhecimento, a gravidez, fatores genéticos e estilo de vida.
É fundamental manter hábitos saudáveis e um peso estável para manter os resultados da lipoaspiração. Caso o paciente continue com hábitos ruins de alimentação e sedentarismo, a gordura ganha poderá surgir em locais não afetadas pela lipoaspiração.
Não há como prever onde seu corpo irá armazenar gordura nova. Além do mais, o cirurgião não irá remover todas as células de gordura da região lipoaspirada, de modo que você ainda poderá armazenar células de gordura nessa área.
Em resumo: mantenha o seu peso estável para um resultado duradouro.