Neonatologia

Os 28 primeiros dias de vida do bebê compreende um dos períodos mais cruciais para o seu desenvolvimento. A criança está passando por muitas adaptações para a vida extrauterina, e seus sistemas fisiológicos, tais como o sistema imunológico, estão longe de estarem plenamente desenvolvidos.

A Neonatologia se ocupa dos cuidados e do acompanhamento do bebê neste período importante. É graças à atuação dessa profissional que os índices de mortalidade infantil estão caindo, pois elas compreendem as peculiaridades da saúde dos recém-nascidos.

Neonatologia em Curitiba - Clínica CMP

Neonatologia – Dra. Pediatra Evanguelia A. Shwetz.

A neonatologia também se ocupa em identificar diversos problemas de desenvolvimento do bebê, tais como: doenças do pulmão, doenças do coração, doenças do rim, doenças infecciosas e pegajosas, metabólicas (hipoglicemia, por exemplo), doenças genéticas, icterícia neonatal e má-formação congênita. Esses problemas, quando diagnosticados e tratados logo no início as chances de cura, ou de uma vida mais confortável, são maiores.

Formação e treinamento

Para se tornar uma neonatologista, a médica inicialmente precisa ter formação em pediatria. Finalizado o curso, a próxima etapa é o treinamento adicional em neonatologia. Em sua atuação profissional, a neonatologista não foca apenas em um sistema ou órgão, mas no atendimento de recém-nascidos que necessitem de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Neonatologia em Curitiba - Médica Pediatra - Clínica CMP

Alguns neonatologistas, costumam acompanhar os bebês durante meses ou até mesmo por anos após a alta hospitalar com o intuito de melhor avaliar os efeitos de problemas de saúde a longo prazo.

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba: (41) 3022-4242