Tosse Persistente

A tosse, apesar de incômoda, é um processo natural do nosso organismo para tentar expulsar corpos estranhos ou secreções. Ela se torna um problema quando é insistente, e não melhora após uma semana.

Nas crianças, se a tosse vier acompanhada de uma respiração anormal, dificuldade para respirar, sangue e febre, você deve levá-la à pediatra. Somente com a indicação médica você poderá dar algum medicamento para melhorar a tosse.

Por isso, não dê nenhum tipo de xarope ou outro tipo de medicamento sem a recomendação médica. Alguns deles não são recomendados para crianças. Se eles tiverem menos de dois anos, é obrigatória a receita médica.

Devido ao sistema imunológico mais fraco, as crianças possuem muito mais chances de sofrerem com tosses e resfriados, já que estão mais expostas a bactérias e vírus.

Causas

São vários os fatores que podem causar a tosse nas crianças. O resfriado é um dos mais comuns e vêm acompanhado de sintomas como olhos lacrimejantes e espirros. A tosse característica da coqueluche é mais “guinchada” devido ao esforço que a criança faz para tentar respirar entre os acessos de tosse.

Tosse persistente em criança - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

Se você perceber que seu filho apresenta os mesmos sintomas de um resfriado, mas que nunca cessam, isso pode ser um sinal de reação alérgica a alguma coisa. Além disso, asma, fumaça de cigarro e poluição são grandes agentes colaboradores para o surgimento da tosse nas crianças.

O que fazer?

Quando notar que a criança está passando por uma crise de tosse, preste atenção para identificar as características marcantes dela. Dessa forma, quando você levar a criança até o consultório da pediatra, ela poderá identificar com mais facilidade se essa reação é sinal de algum problema maior e já indicar o tratamento mais adequado.

Tosse persistente infantil - Pediatra em Curitiba - Clínica CMP

Também é muito importante evitar dar qualquer medicamento para a criança. Baseado em seu quadro clínico e demais exames, a pediatra poderá receitar o remédio que for mais adequado.

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba: 41 3022-4242