O preenchimento cutâneo é uma técnica muito empregada como aliada no rejuvenescimento facial.
O procedimento tem como objetivos principais: reposição de volume, sustentação da pele (a qual perde progressivamente a firmeza com o passar do tempo) e correção de rugas, sulcos e depressões da pele, visando restaurar o contorno e recuperar o aspecto jovial da face.
Consiste em um procedimento médico realizado em consultório, por especialista treinado, que aplica a substância sob a pele, com o uso de agulhas. Ao injetarmos o material sob a pele o preenchedor acaba elevando e sustentando a pele logo acima dele, melhorando o aspecto das rugas e sulcos na região.
Sobre o procedimento de Preenchimento Cutâneo
O processo varia dependendo do tipo de preenchimento usado para dar volume ao rosto. Existem diversos preenchedores disponíveis, porém, o mais utilizado, devido ao seu ótimo perfil de segurança, é o Ácido Hialurônico. As principais marcas de ácido hialurônico liberadas em nosso país são produzidas em laboratórios, de forma sintética, com composição semelhante aos componentes naturais da pele,, com o objetivo de minimizar alergias ou rejeições. A escolha do tipo de produto a ser injetado irá depender dos resultados esperados.
Para que serve?
Além de ser utilizado para tornar o aspecto da face mais jovial, trazendo mais volume, sustentação e firmeza para regiões que perderam naturalmente essas características, e corrigir sulcos e rugas profundas, o procedimento pode ser utilizado também, conforme técnicas específicas, para restaurar o volume em mãos, lábios, preencher olheiras, corrigir assimetrias no nariz ou no queixo, entre muitas outras indicações melhor avaliadas pelo seu dermatologista.
Sou uma boa candidata para o procedimento?
Se você tem notado uma perda de firmeza e o aparecimento da flacidez facial, juntamente com sulcos profundos e depressões, e não possui algum problema de pele no local, você pode ser uma candidata ao preenchimento facial.
Quanto tempo dura?
A durabilidade do preenchimento varia de pessoa para pessoa e também conforme a técnica e o local aplicado. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.
Os preenchimentos com ácido hialurônico podem durar em média de 09 a 18 meses.
Posso fazer?
O ácido hialurônico é contra-indicado para gestantes, mulheres em aleitamento, portadores de doenças autoimunes e de transtornos do comportamento. Paciente com preenchedores prévios de PMMA não devem realizar novos preenchimentos com ácido hialurônico pelo risco de reações.
O procedimento também não é indicado para pacientes que façam uso de anticoagulante ou que possuam distúrbio da coagulação.
Não há limite de idade, deve ser avaliado individualmente cada caso.
Quais são os materiais utilizados?
-
Ácido Hialurônico: São os mais utilizados no Brasil por ter menor capacidade de desencadear alergias e reações. Os mais conhecidos são Restylane®, Juvederm®, Teosyal® e Esthelis®
Pode ser utilizado para rugas, depressões, aumento de lábios, sulcos (ex: “bigode chinês”), melhora de olheiras e perda de volume facial -
Ácido Polilático (Sculptra®):Induz a formação de colágeno, auxiliando na flacidez da pele do rosto e pescoço
-
Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse®): Boa opção para perdas mais importantes de volume, como preenchimento de mãos e das maçãs do rosto
-
Lipoenxertia: Trata-se de retirar a própria gordura do indivíduo através de uma ‘mini’ lipoaspiração, processamento da gordura e inserção em outro local corporal
-
PMMA (Polimetilmetacrilato ou Metacril®): Em desuso devido a reação inflamatória que acarreta, sendo utilizado principalmente em pacientes com baixa imunidade (por exemplo, com HIV), que não sofrem com as reações do produto, tendo boa duração do preenchedor para recuperar o contorno facial e o aspecto emagrecido.
Em quanto tempo verei resultado?
No caso do ácido hialurônico, os resultados do preenchimento são imediatos.
Quando utilizamos o Radiesse, temos um efeito imediato, mas que diminui um pouco nos 3 primeiros meses e depois volta a aumentar com a produção de colágeno. Na prática, o efeito imediato é o que ficará a longo prazo.
Em relação ao Sculptra, são necessária, 2 a 3 sessões, dependendo da indicação, os efeitos começam a aparecer em aproximadamente 2 semanas após a segunda sessão
Quais são os riscos?
No local tratado a pele poderá ficar avermelhada e inchada, regredindo após alguns dias. Podem também ocorrer áreas endurecidas, que costumam regredir após 02 semanas.
Ocasionalmente, caso se atinja algum vaso podem ocorrer pequenos hematomas que regridem em pouco tempo.
Sempre há o risco do paciente não gostar do resultado, o que é raro quando se tem um profissional experiente e que opte por procedimentos que tragam resultados mais naturais – Porém é um risco que deve ser levado em consideração.
Caso o preenchedor seja realizado por profissional não treinado, existem diversas complicações sérias que podem ocorrer, desde necrose da pele, infecções e até cegueira – portanto, não hesite em procurar um profissional com competência para realizar o procedimento
Cuidados após o procedimento
Este é um dos mais seguros tratamentos cosméticos disponíveis. Durante anos, dermatologistas aperfeiçoam as técnicas para atenuar os sinais de envelhecimento, podendo hoje tratar com segurança pessoas de muitas idades e todas as cores e tipos de pele. Porém, é recomendado tomar alguns cuidados para evitar complicações com o preenchimento facial:
- Espere até o dia seguinte para fazer qualquer atividade pesada.
- Fique fora do sol, utilizando filtros solares regularmente
- Evite tocar na área tratada, a menos que receba instruções para massagear a área.