Pergunte ao Doutor

Como alimentar uma criança exigente?

Como alimentar uma criança exigente?
0 22 maio 2015

Até por volta de um ano de idade, a maioria dos bebês tendem a ser comedores bastante atenciosos. Então, em algum momento antes de seu segundo aniversário, os hábitos alimentares podem misteriosamente mudar. Esse período coincide com a época recomendada para o desmame, embora este seja uma escolha pessoal.

Repentinamente, o bebê começa a ser exigente com a alimentação. Esta é uma fase normal para qualquer mãe, porém muito trabalhosa se os pais não souberem lidar.

Entender esse período é importante para que você possa lidar melhor com a alimentação do seu filho, que pode se tornar trabalhosa. Existem algumas dicas que você pode seguir para fazer seu filho se alimentar corretamente. Primeiro, vamos entender porque essa recusa acontece.

 

O que acontece?

Alimentação do bebê - Pediatra Curitiba - Clínica CMP

Crianças de repente odeiam os alimentos que costumavam amar

A fase em que a criança se recusa a comer uma refeição que gostava não é incomum em crianças pequenas, mas esta recusa não deve ser interpretada como desistência da criança pelo alimento. Gostos mudam, e as mudanças de desenvolvimento, como o nascimento dos dentinhos, podem afetar as preferências alimentares.

As crianças são caracteristicamente inconstantes, e os pais não devem ficar muito preocupados e devem permanecer flexíveis quando notarem alguma mudança de comportamento. Enquanto você servir uma variedade de alimentos saudáveis para a criança ela encontrará algo que goste em algum momento.

O importante é não forçar a criança a comer e manter a calma. Aos poucos, introduza outros alimentos antes de tentar novamente os alimentos que a criança parece não gostar.

Jogos de poder

A alimentação de uma criança por volta dos dois anos de idade tende a ser um desafio. É comum que ela comece a brincar com os alimentos e jogue-os fora do prato. Isso é comum e não significa necessariamente desgosto pelo alimento. As crianças muitas vezes recusam determinados alimentos para chamar a atenção dos pais. Então, a melhor forma de lidar com isso é não se deixar afetar pelas brincadeiras da criança. Seu bebê é muito mais propenso a adotar hábitos alimentares saudáveis se você mostrar uma atitude descontraída.

 

Como lidar?

Alimentação do bebê - Pediatra Curitiba (5)

Torne a alimentação divertida

Outra maneira de convencer até mesmo o bebê mais difícil de agradar é organizar os alimentos em formas interessantes ou servir em pratos diferentes e coloridos. Lembre-se, as crianças se deixam levar pelo apelo visual. Portanto, é preciso ser um pouco criativo na forma como apresentamos esses alimentos.

Quando tiverem idade suficiente, as crianças podem ajudar a preparar as refeições também. Fazer uma salada de frutas juntos é um modo divertido para fazer a criança perder a resistência às frutas. Incluí-las nesse processo faz com que elas comecem a tomar gosto verdadeiro pela alimentação.

Disfarce os alimentos

Se o seu filho não comer os legumes, crie receitas em que eles possam ser misturados. O que as crianças não podem ver, eles não podem escolher.

Comam juntos

Fazer das refeições um momento de convivência pode torná-los mais agradáveis para as crianças. Tente comer juntos algumas vezes por semana. Comer juntos permite que você defina exemplos alimentares para seus filhos. O quanto eles começam a gostar de alimentos saudáveis​​ como frutas e legumes depende, em grande parte, de quantas vezes você também os come.

Dê tempo ao tempo

Construir uma rotina alimentar para crianças pode ajudar. É natural que algumas crianças demorem mais para comer, isso não significa, no entanto, que eles não estejam aproveitando a refeição. Evitar lanches antes das refeições também ajuda a garantir que a criança tenha refeições regulares.

No geral, você não precisa se preocupar com a alimentação se ele estiver recebendo leite, laticínios, frutas, legumes e proteínas durante a semana. Basta prestar atenção se ele tem ganhado peso normalmente, estes são bons sinais de que eles estão comendo o suficiente. No entanto, procure o conselho da sua médica pediatra para tirar dúvidas sobre uma alimentação adequada.

 

Gostou da postagem? Compartilhe!

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba – (41) 3022-4242

Compartilhe
Publicado por Pediatria | Tags:

Comentários