Pergunte ao Doutor

Dentição: como aliviar o sofrimento do bebê

Dentição: como aliviar o sofrimento do bebê
0 13 agosto 2015

A fase do crescimento dos dentes do bebê é bastante incomoda para ele, que terá que lidar durante algum tempo com dores tanto na gengiva como até mesmo nos ouvidos – um reflexo do surgimento dos dentes. Enquanto essa fase é inevitável, é possível tentar aliviá-la para que ela seja um período mais tranquilos para a criança e para os pais.

Abaixo, você confere algumas das dúvidas mais comuns sobre a fase de crescimento dos dentes do bebê. Mas vale lembrar que você sempre deve consultar sua médica pediatra para esclarecimentos específicos. Confira:

Dentição: Crescimento dos dentes do bebê - Pediatra Curitiba - Clínica CMP

Dentição: a fase do crescimento dos dentes do bebê – Clínica CMP Curitiba.

 

Como posso saber se meu bebê está começando a ter dentes?

Seu bebê pode ter os primeiros dentes sem nenhum problema, mas pode ser um processo longo e incômodo. Ele vai precisar de muito afago! Se o bebê apresentar as seguintes características, é muito provável que ele esteja na fase de crescimento dos dentes:

  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Face e bochechas coradas ou vermelhas
  • Excesso de baba
  • Fricção das gengivas
  • Falta de sono
  • Dificuldade para se alimentar
  • Irritabilidade

Seu bebê pode também ter febre ou diarreia antes ou depois do surgimento do dente. No entanto, você nunca deve assumir que estes sintomas são causados ​​pela dentição. Na dúvida consulte o seu médico.

Por que a dentição dói tanto?

Dentição: Dor durante o crescimento dos dentes do bebê - Pediatra Curitiba - Clínica CMP

Dentição: durante o crescimento os dentes rasgam a gengiva do bebê.

Os dentes do seu bebê começam a se desenvolver já no útero, quando os germes dentários (a estrutura embrionária do dente) se formam na gengiva. A causa da dor é a necessidade dos dentes rasgarem a gengiva. 

Quais são as melhores maneiras de aliviar as dores do bebê?

Há uma abundância de coisas que você pode tentar antes de recorrer a medicamentos ou géis anestésicos. Dar a seu bebê algo legal para morder pode aliviar a pressão e aliviar a dor. Você pode tentar o seguinte:

  • Esfregue um dedo limpo sobre as gengivas do seu bebê para anestesiar a dor temporariamente.
  • Dê ao seu bebê um anel de dentição a base de silicone para que ele possa mastigar e alivia sozinho as dores na gengiva.

Se seu bebê tem mais do que seis meses de idade, você também pode deixar seu bebê mastigar alimentos leves e macios, tais como banana e pepino.

Dentição: dicas para diminuir as dores no bebê - Pediatra Curitiba - Clínica CMP

Quanto tempo vai durar a dentição?

Não há nenhuma data definida quando o primeiro dente do seu bebê vai chegar. A maioria dos bebês começam essa fase com cerca de seis meses, mas pode acontecer a qualquer momento, desde antes do nascimento até depois de seu primeiro aniversário.

A dentição pode continuar por um ano ou mais. Seu pequeno deve ter todos os dentes de leite no momento em que ela tem de dois anos e meio de idade.

Você também não vai saber quanto tempo irá demorar para que um dente apareça. O incomodo pode tanto aparecer alguns dias antes do surgimento do dente como seu bebê pode ter todos os sintomas aqui descritos durante meses.

A boa notícia é que apenas os primeiros dentes incomodarão mais, os que vierem em seguida não causarão tantos problemas para o bebê e os pais.

Agende uma consulta com Pediatra em Curitiba: (41) 3022-4242

Gostou da postagem? Compartilhe!

Compartilhe
Publicado por Pediatria | Tags:

Comentários