A umidade é a essencial para vida. Independentemente de você gostar de beber água ou não, ela é responsável por cerca de 60% do seu peso corporal, e desempenha um papel consideravelmente importante para garantir que seu corpo funcione normalmente. Se você gosta de cuidar da pele, ou está se recuperando de alguma cirurgia plástica, beber água ajuda bastante no processo de reabilitação e da manutenção da saúde e da beleza da pele. Mesmo assim, existem alguns mitos sobre a ingestão de água que ainda são propagados por aí. Conheça quais são eles:
Mito #1: Você precisa beber oito copos por dia
Esta regra é mais conhecida, mas ridiculamente arbitrária. A verdade é que as suas necessidades reais podem ser maiores ou menores que 8 copos por dia.
Não há nenhum número mágico sobre a quantidade exata, além disso muda a cada dia, dependendo da temperatura ambiente, atividades diárias, e, mais significativamente o que você costuma comer.
Para saber qual é a quantidade de água que você deve ingerir, o mecanismo mais confiável é… ter sede! Confiar no seu organismo é o suficiente para saber se você precisa de mais ou menos quantidade de água.
Mito #2: Se tiver sede, você já está desidratado
Estritamente falando, é verdade. A sede é normalmente desencadeada por uma diminuição no teor de água do seu corpo. Mas não é tão terrível como normalmente parece.
Os níveis normais de sede geralmente aparecem quando a redução de água no corpo é de 2% a 4%. Contanto que você não tenha problemas renais, esse índice é perfeito para indicar quando você deve tomar água.
A desidratação se torna um problema quando você exceder uma redução de 5% a 8% da água corporal. Nessa etapa, você provavelmente teria tonturas e fadiga. Esse princípio também se aplica a sede quando você está se exercitando.
Mito #3 As bebidas esportivas são a melhor opção depois do exercício
Isto depende. As bebidas esportivas são cheios de eletrólitos (íons de sal) que ajudam seu corpo a substituir os minerais perdidos ao suar. Estes eletrólitos são importantes: são cruciais para o funcionamento dos nervos e ajudam a manter os níveis de pH do sangue, entre outras coisas. Mas essas bebidas são realmente necessárias apenas para quem fez exercícios pesados durante um longo tempo, como corrida de longa distância, ou horas de caminhada sob o sol quente.
Mito# 4: A água tira as toxinas do seu corpo
Na verdade, não. Há um equívoco popular que beber grandes quantidades de água vai ajudar magicamente limpar seu organismo dos exageros cometidos.
Beber quantidades adequadas de água garante o bom funcionamento do metabolismo do seu corpo, e faz parte do processo de desintoxicação natural conduzido pelo fígado e rins. Mas eles trabalham muito bem contanto que estejam recebendo uma quantidade suficiente de água.
Qualquer ingestão adicional de água não vai ajudar. Na verdade, beber muita água pode impedir o processo de desintoxicação do seu corpo. Ele reduz a concentração de sal no sangue, o que pode danificar os rins e fígado e impedir o seu funcionamento normal.
Agende uma consulta com Dermatologista em Curitiba – (41) 3022-4242
Gostou da postagem? Compartilhe!