Pergunte ao Doutor

Reconstrução Mamária

Reconstrução Mamária


A reconstrução da mama inclui uma variedade de procedimentos realizados para restaurar a forma do seio. Fatores como a anatomia individual, objetivos estéticos e da necessidade de qualquer quimioterapia pós-cirúrgica ou radioterapia vão determinar as opções. Discutindo sua cirurgia de câncer com um cirurgião plástico antes de se submeter à mastectomia é crucial, porque a cirurgia de remoção de câncer proposta pode afetar significativamente as escolhas e os resultados de qualquer tipo de reconstrução da mama.

Quando a considerar a Reconstrução Mamária

  • Se você acha que a reconstrução vai lhe dar uma sensação de bem estar
  • Para ajudar a restaurar seus sentimentos de feminilidade e a confiança em sua aparência
  • Para melhorar a simetria se apenas um de seus seios foi afetado
  • Para permitir que você use decotes e roupas de banho normais

Considerações

Prós

  • Você não terá que utilizar seios falsos ou almofadas na região do seio faltante.
  • Esta é uma maneira de remover quaisquer lembranças de sua mastectomia e a experiência com o câncer.
  • Ele pode ajudar você a se sentir melhor sobre sua aparência e restaurar a confiança na sua sexualidade.

Contras

  • A reconstrução mamária envolve cirurgia adicional, consultas médicas e, possivelmente, os custos adicionais.
  • A reconstrução mamária pode interferir com o estado natural do seu corpo, que acaba de retornar à saúde normal.
  • A mama reconstruída não terá a mesma sensação como a da mama que substitui.

 

Sou uma boa candidata à reconstrução mamária?

Reconstrução Mamária (Mama) - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

A seguir estão algumas razões comuns para considerar a reconstrução da mama:

  • Os resultados são melhores se você não está com excesso de peso.
  • Você não deve ter problemas de circulação ou outros problemas de saúde graves, como pressão alta e doenças cardíacas. Diabetes e doenças autoimunes, tais como artrite reumatoide e esclerodermia, aumentam o risco de problemas de cicatrização de feridas e infecções.
  • Fumar interfere com o fluxo de sangue e podem causar problemas no pós-operatório, demora na cicatrização e leva a cicatrizes maiores.
  • A radioterapia afeta significativamente o tempo e até mesmo o tipo de reconstrução de mama que você vai se submeter. Ele atrasa a cicatrização e pode fazer a pele escurecer. A reconstrução mamaria pode ser adiada por meses após a radiação, pode incluir o uso de seu próprio tecido para ajudar a substituir a pele afetada.
  • A quimioterapia após mastectomia também pode afetar o momento da sua reconstrução.
  • O histórico médico e doenças coexistentes são fatores para determinar se esta cirurgia é adequada para você.

Sobre o seu procedimento

Como é realizado o procedimento de reconstrução mamária?

As três opções básicas para a reconstrução da mama:

  • Usando os implantes mamários de silicone ou solução salina.
  • Reconstruir a mama usando sua própria pele, gordura e músculo.
  • Combinando esses métodos.

A maioria das técnicas de reconstrução de mama envolve várias etapas. A maioria é feita como cirurgia ambulatorial; no entanto, alguns podem necessitar de uma internação para o procedimento inicial (especialmente se for feito em conjunto com a mastectomia). Seu cirurgião plástico irá ajudá-lo a pesar os prós e contras e selecionar o método para beneficiar a maioria.

Reconstrução Mamária (Mamas): Como é o procedimento - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

Reconstrução por implante

Geralmente, é um processo de duas ou três etapas.

  • No processo inicial, o cirurgião insere um expansor de tecido abaixo da pele e do músculo do peito, formando um envelope cutâneo-muscular. O expansor de tecido é um implante salino modificado com uma válvula, permitindo que mais salina seja adicionada após a primeira cirurgia. Injeções seriadas de soro fisiológico através da pele para a válvula lentamente preenchem o implante consequentemente expandem a mama. Durante as consultas periódicas, o envelope cutâneo-muscular lentamente se estende até atingir o tamanho desejado para o implante final.
  • Na etapa seguinte, você vai passar por uma cirurgia ambulatorial durante o qual o expansor é removido e substituído por um implante mamário mais suave (silicone ou soro fisiológico).
  • Algumas vezes, com implantes salinos, o expansor é mantido no lugar por um período mais longo, permitindo que o tamanho da mama reconstruída seja alterado (por aumento ou diminuição da quantidade de solução salina), sem a remoção do implante. Com um implante de silicone, o tamanho da mama não pode ser alterado sem outra cirurgia.
  • É raro para uma mulher ter um implante inserido diretamente, sem primeiro ter a expansão do tecido. Nesta situação, o tamanho do envelope de pele e músculo no momento da mastectomia é suficientemente grande para cobrir o implante final desejado.

Reconstrução da mama com implantes utilizando matriz dérmica acelular

Matriz dérmica acelular é uma folha de tecido que teve suas células removidas deixando um quadro de colágeno e elastina para o apoio e cobertura. Este tecido é preparado especificamente para permitir que os tecidos do corpo cresçam gradualmente, em última instância, substituindo-o por seu próprio colágeno e vasos sanguíneos.

No caso de reconstrução da mama:

  • A matriz dérmica acelular (ADM) age como uma rede sob o envelope cutâneo-muscular que suporta o expansor de tecido e também pode melhorar a colocação do implante. Esta estrutura de moléculas permite que as células do seu corpo cresçam na matriz, promovendo o processo regenerativo que ocorre durante a expansão do tecido. A matriz dérmica é geralmente combinada com o músculo do peito para cobrir o expansor e manter a sua posição, e posteriormente a posição de implante.
  • O procedimento de ADM pode ser menos invasivo que outras técnicas, permitindo que uma mama maior seja criada no momento da mastectomia e diminuindo o número de visitas ao consultório para alcançar o volume desejado. Quando a ADM é usada, o expansor pode muitas vezes ser substituído com o implante final mais cedo do que com outras técnicas de expansão do tecido. Em casos raros, um expansor não é necessário e o implante final pode ser colocado na rede criada no momento da mastectomia sem necessitar de mais uma cirurgia.
  • O uso de produtos ADM permitiu cirurgiões plásticos oferecerem a reconstrução mamária imediata a mais pacientes e melhorar os resultados da reconstrução da mama.

Cirurgia com enxertos naturais ou retalho de tecido

Em certas circunstâncias, especialmente se você tem tecidos danificados pela radiação, o seu cirurgião pode recomendar o uso de um retalho de seu próprio tecido, o que pode fornecer uma cobertura ou substituição de tecidos danificados com tecido não irradiado saudável.

  • A reconstrução com retalho de tecido da pele e do seu próprio corpo (tecido autólogo) pode aproximar-se do aspecto natural de reconstrução com implantes. No entanto, estes procedimentos são mais complexos e invasivos, geralmente prolongam a permanência hospitalar e deixam cicatrizes nas áreas de onde o tecido foi retirado.
  • Os procedimentos mais comuns usam o tecido das costas, abdômen ou nádegas. Em alguns processos um músculo inteiro precisa ser movido para reconstruir a mama, fazendo com que a área do corpo fique fraca.
  • O enxerto de gordura autóloga ou transferência de gordura é outra opção para o tratamento de tecidos danificados pela radiação ou pequenas áreas de irregularidades de contorno. A transferência de gordura tem prós e contras, incluindo a perda do enxerto e o aparecimento de cistos gordurosos, além de poder exigir várias sessões cirúrgicas. Seu cirurgião pode discutir as vantagens e limitações da cirurgia com você depois que de ter avaliado você. Cirurgiões usam às vezes enxertos de gordura autóloga para melhorar os resultados da reconstrução do implante ou para corrigir as irregularidades de contorno.

Mastectomia poupadora de pele

  • Se você optou pela reconstrução imediata da mama, o cirurgião pode realizar uma mastectomia poupadora de pele para manter o máximo de sua pele da mama intacta. O tumor e áreas livres de células cancerosas são removidos juntamente com o mamilo, aréola, gordura e outros tecidos que compõem a mama. O que resta é a maior parte da pele que rodeava a mama. Esta pele pode, então, ser utilizada para cobrir um retalho de tecido ou de um implante.
  • O principal benefício de uma mastectomia poupadora de pele é que ele evita usar pele de outras partes do corpo para a reconstrução, que podem ter uma cor, textura e espessura diferente em comparação com a pele natural do peito.
  • Uma paciente com seios grandes ou caídos pode não ter mastectomia poupadora de pele indicada; a pele solta pode continuar a cair e comprometer o resultado da reconstrução. É melhor discutir este assunto com o seu cirurgião plástico antes de sua cirurgia de mastectomia, se você está considerando a reconstrução da mama.

Mastectomia poupadora de mamilo

  • Este é um procedimento mais recente que remove o tumor e alguma margem de segurança, bem como a gordura e outros tecidos no peito, mas deixa o mamilo e a aréola intacta, melhorando o aspecto geral da mama reconstruída. Nem todas as mulheres são candidatas a este procedimento e pode haver outras complicações. O mamilo provavelmente vai perder a sensação e alguma projeção. Em alguns casos, os tecidos podem quebrar e algum ou todo o mamilo e aréola pode ter de ser removido mais tarde.
  • Ainda há debate quanto ao risco de deixar o mamilo e a aréola em termos de recorrência do câncer de mama e isso deve ser discutido com seu cirurgião, que pode avaliar o seu risco individual com base no seu tipo de tumor, histórico familiar e outros fatores.

Reconstrução do mamilo com implante

  • A reconstrução do bico do peito pode ser feita quando o implante permanente é inserido na sala de operações. Recriando o mamilo e a aréola dá para a mama reconstruída uma aparência mais natural e pode ajudar a esconder as cicatrizes.
  • O bocal é normalmente recriado por levantamento de uma aba de pele da própria mama reconstruída e dobrando-a de modo a criar um pequeno pedaço de tecido com projeção. Muitos cirurgiões preferem adiar a reconstrução do mamilo até que o implante de mama se estabeleça em sua posição final, uma vez que esta pode afetar a posição final do mamilo reconstruído.
  • A auréola é normalmente criada por uma tatuagem na área ou por enxerto de pele a partir da área da virilha, a qual tem um tom semelhante à pele da auréola. A cicatriz de onde a pele é tirada pode ser escondida na linha do biquíni.

Quais são as minhas opções?

Seu cirurgião plástico irá dizer-lhe quais são suas opções com base nas características físicas específicas do seu peito e suas preferências. Aqui estão mais algumas informações:

Reconstrução Mamária (Mamas): Opções - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

  • A mastectomia pode deixar tecido insuficiente na parede torácica para cobrir e apoiar um implante mamário. A reconstrução da mama após a terapia de radiação com um implante mamário pode exigir um procedimento de expansão do tecido. Existem diferentes técnicas e seu cirurgião irá apresentar as melhores opções para você.
  • Após a cirurgia de mastectomia, a opção mais comum é o expansor de tecido e implante, uma vez que este é normalmente realizada aos poucos. Em alguns casos, um implante pode ser utilizado sozinho, mas essa opção não é muito comum.
  • Você terá a opção de decidir-se entre implantes mamários de silicone e de solução salina, mas existem vantagens e desvantagens de cada tipo de dispositivo que você deve discutir com seu cirurgião.

Como ficarão as cicatrizes?

Como suas cicatrizes ficarão depende da idade, genética, a maneira como seu corpo cura e como suas incisões e tecidos subjacentes foram costurados.

  • Mesmo a melhor técnica de reconstrução não pode eliminar as cicatrizes de mastectomia, mas quando a reconstrução imediata é realizada, a maioria da pele da mama é preservada. Quando escondidos ao redor da aréola, as pequenas cicatrizes são cobertas quando a aréola é tatuada mais tarde.
  • Se você tiver uma mastectomia sem reconstrução imediata, o cirurgião irá remover a maior parte da pele da mama através de uma longa incisão em seu peito. A cicatriz resultante é permanente. Se você fizera a reconstrução mais tarde, será feito através da cicatriz existente, que será reaberta para acomodar o implante. A cicatriz mastectomia permanece na mama reconstruída, mas empalidece ao longo do tempo.

Preparando-se para o seu procedimento

Como devo me preparar para a reconstrução da mama?

O seu cirurgião irá fornecer instruções completas, responder a quaisquer perguntas que você possa ter e realizar um exame físico para determinar a sua aptidão para a cirurgia.

Reconstrução Mamária (Mamas): Como se preparar - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

Antes do seu procedimento, o cirurgião vai pedir para você:

  • Seguir as instruções fornecidas para a sua consulta pré-operatória, que provavelmente incluirão exames de sangue, radiografia de tórax e eletrocardiograma.
  • Parar de fumar pelo menos, seis semanas antes de se submeter a cirurgia para uma melhor cicatrização.
  • Evitar tomar aspirina, medicamentos anti-inflamatórios e alguns medicamentos à base de plantas que podem causar sangramento.
  • Independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada, a hidratação é muito importante antes e depois da cirurgia para a recuperação segura e bons resultados.

O que posso esperar no dia da cirurgia de reconstrução de mama?

  • Os medicamentos serão administrados durante o procedimento cirúrgico.
  • A anestesia geral é comumente usada durante o procedimento de reconstrução de mama, apesar de anestesia local ou sedação endovenosa pode ser preferível em alguns casos.
  • Para sua segurança, durante a cirurgia vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso, e a quantidade de oxigênio que circula no sangue.
  • O seu cirurgião irá seguir o plano cirúrgico discutido com você antes da cirurgia.
  • Após a conclusão do procedimento, você será levado para uma área de recuperação, onde você continuará a ser acompanhada de perto.
  • Depois disso, você pode se sentir cansada ou desorientada. Todos são efeitos colaterais comuns da anestesia.

Você provavelmente receberá alta depois de um curto período de observação, a menos que você e seu cirurgião plástico tenham feito outros planos para o pós-operatório.

Cuidados posteriores e recuperação

O seu cirurgião irá discutir quanto tempo levará até que você possa retornar ao seu nível normal de atividade e trabalho. Após a cirurgia, você e seu cuidador receberão instruções detalhadas sobre o seu tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre:

  • Drenos, se eles foram colocados.
  • Os sintomas normais que você vai experimentar
  • Potenciais sinais de complicação

Imediatamente após sua cirurgia de reconstrução mamária

Seu cirurgião irá prepará-lo para a experiência, mas aqui estão algumas coisas que você pode esperar:

  • Você pode acordar de uma cirurgia sentindo desorientada ou muito cansada.
  • Você ainda pode sentir dor, independente da medicação tomada.
  • Você pode ter drenos em suas axilas para ajudar na cura.

 

Tempo de recuperação após a reconstrução da mama

É extremamente importante que você siga todas as instruções fornecidas pelo seu cirurgião. Isto incluirá informações sobre roupas de compressão, o cuidado com seus drenos, prescrição de remédios e o nível e tipo de atividade que é seguro. O cirurgião também irá fornecer instruções detalhadas sobre os sintomas normais que você vai experimentar e quaisquer potenciais sinais de complicações. É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.

Reconstrução à base de implante é o mais simples e menos doloroso e tem o menor tempo de recuperação. Normalmente, a maioria das mulheres são capazes de fazer atividades mais rotineiras dentro de duas a três semanas. Procedimentos baseados em enxerto, que requerem cirurgia em duas áreas, são mais exigentes e a recuperação varia de acordo com o que foi realizado.

Reconstrução Mamária (Mamas): Resultados - Cirurgia Plástica Curitiba - Clínica CMP

Quanto tempo durarão os resultados?

Para a reconstrução à base de implantes, esteja segura de que os implantes salinos e os de silicone são seguros e eficazes. Dados recentes sugerem que mais de 95% dos implantes permanecem intactos depois de sete anos, mas outros dados demonstram que metade das mulheres que recebem implantes para reconstrução da mama precisarão remover ou trocar o implante dentro de dez anos.

Agende uma consulta de Reconstrução Mamária em Curitiba: 41 3022-4242

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Tratamentos Relacionados