Por causa do sistema digestivo ainda em desenvolvimento, haverá momentos em que seu bebê poderá sentir dores abdominais. Esse é um desconforto no qual raramente é recomendado algum tipo de medicamento, na verdade, sua pediatra certamente recomendará massagens leves na região para aliviar o bebê.
Além do desconforto para a criança, a cólica do bebê acaba causando, inevitavelmente, medo e desespero nos pais, que se preocupam com o choro e a inquietação incessante de seus filhos.
Causas
Normalmente, três causas podem ser responsáveis pelo surgimento das dores abdominais. O desenvolvimento do aparelho digestivo é uma delas. As paredes do estômago passam por um período onde se contraem e se expandem com frequência, causando a dor. A alimentação da mãe também pode ser um fator influenciador. Chocolate, leite de vaca e feijão são os tipos de alimentos que podem causar gases no bebê.
É normal também que haja aspiração de ar durante a amamentação, aumentando os gases no estômago do bebê. O ideal é não se esquecer de fazer o bebê arrotar após a amamentação.
Como identificar as dores abdominais?
Para identificar um episódio de dor abdominal, você notará que o bebê começará a ficar inquieto e chorará por bastante tempo. Além disso, ele movimentará as pernas com muita frequência. É muito provável que essas dores aconteçam no período da digestão. Nos primeiros meses de vida, o bebê tem um estomago muito pequeno, do tamanho de uma bola de gude. Com o passar do tempo, ele vai se expandido, mas isso é exatamente uma das coisas que causam o desconforto.
Normalmente, as dores abdominais duram até o terceiro mês de vida. Se elas continuarem, será possível considerar que o bebê esteja sofrendo de outros problemas, como o refluxo, por exemplo.
O que fazer para melhorá-las?
É possível aliviar as dores que o bebe sente durante um episódio de cólica. A maioria das opções são simples de serem feitas e não exigem muito dos pais. Vale lembrar, primeiramente, que não é recomendado alterar a dieta do bebê por causa das dores que ele estiver sentindo. O leite materno continua sendo sua melhor fonte de nutrientes. Também é imprescindível evitar leite de vaca, pois eles podem causar as cólicas que você tanto quer evitar.
Além de manter a amamentação, você pode experimentar dar banhos mornos para o bebê enquanto ele estiver sentindo dor. O calor da água irá distraí-lo um pouco e será uma boa oportunidade de fazer uma massagem leve na região.
Massagear a região dolorida é a atitude mais recomendada nesses casos, e não precisa acontecer apenas no banho. Deite a criança em algum lugar confortável e faça movimentos circulares leves. Não aplique nenhuma pressão, isso só irá piorar o problema.
Apesar de ser um problema comum e simples, conte com a ajuda da pediatra para sanar qualquer dúvida e confirmar se o problema pelo qual o seu bebê estiver passando é mesmo dor abdominal.