Síndrome do Pânico

A síndrome (ou transtorno) do pânico é um transtorno de ansiedade caracterizado por crises súbitas e inesperadas de medo e ansiedade intensos, mesmo quando não há motivo ou ameaça de perigo iminente. As crises são frequentes e a pessoa tem a sensação de que vai morrer ou algo muito ruim pode acontecer. Acomete mais mulheres do que homens e se manifesta especialmente em jovens.

Causas

Na síndrome do pânico, o sistema de “alerta” do organismo (que controla as reações a perigos e ameaças) tende a ser desencadeado de forma desnecessária.  Há uma falha nos neurotransmissores (substâncias que fazem a comunicação entre neurônios), o que pode fazer com que algumas partes do cérebro transmitam a informação de maneira errada. Assim, a informação incorreta alerta o organismo para um perigo que na verdade não existe.

Síndrome do Pânico - Tratamento em Curitiba - Clínica CMP Curitiba

Além desse, outros fatores também estão envolvidos no transtorno, como a genética, estresse e temperamento do indivíduo. Alguns fatores de risco são: morte ou adoecimento de pessoas próximas, mudanças radicais na vida, histórico de abuso sexual e experiências traumáticas, como um acidente.

Durante as crises, os seguintes sintomas são comuns:

• Medo da morte ou de uma tragédia iminente
  • Medo de perder o controle
  • Dificuldade para respirar, falta de ar e sensação de sufocamento
  • Formigamento de mãos, pés ou rosto
  • Palpitações e taquicardia
  • Náuseas
  • Calafrios
  • Dores abdominais
  • Dor e aperto no peito
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Desmaios
  • Dificuldade para engolir

Síndrome do Pânico: tratamento em Curitiba - Clínica CMP

Uma consequência da síndrome é o medo do medo: o paciente fica apreensivo e ansioso com a possibilidade de novas crises. Um quadro depressivo também pode aparecer nos portadores. Também já se tem conhecimento que o uso de álcool e drogas piora o quadro de pânico.

Tratamento

O tratamento é realizado através de medicamentos e terapia. Os fármacos que podem ser utilizados são os antidepressivos e os remédios para ansiedade, chamados ansiolíticos. Já a terapia cognitiva comportamental é que mais tem mostrado resultados dentre os vários tipos existentes. Ela ajuda o paciente a entender suas crises, aprender a lidar com elas e viver normalmente sem medo de um novo ataque.

Síndrome do Pânico em Curitiba - Tratamento médico - Clínica CMP Curitiba

Os sintomas devem reduzir progressivamente em algumas semanas. Caso não notar melhora, é importante conversar com o médico e não suspender a medicação sem antes consultá-lo.

Para o sucesso do tratamento e estabilização dos sintomas, é importante escolher um médico qualificado, pois a segurança passada ao paciente auxilia na recuperação.

Agende uma consulta na Clínica CMP: (41) 3022-4242